Agenda do Movimento

16 junho 2008

V Encontro Estadual da Rede de Educação Cidadã – REC-GO

Aconteceu no último final de semana (13 a 15 de junho de 2008) o V Encontro Estadual da Rede de Educação Cidadã (REC), realizado no Instituto São Francisco de Assis. Representou o Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ-GO), Thaís Lourenço Cruvinel.

A Rede de Educação Cidadã nasceu em 2003 no intuito de atuar junto ao Programa Fome Zero do governo federal, pois considera-se que oferecer cestas básicas à famílias carentes não é suficiente, pois é preciso garantir que as próprias famílias tenham condições de se manterem sem ajuda.

Nesse sentido a REC atua contra uma política meramente assistencialista, partindo para uma política emancipatória, usando para tal a educação popular embasada na metodologia freiriana.
A rede tem 12 princípios:
  1. Compromisso com o projeto popular de nação;
  2. Fortalecimento das lutas e dos movimentos sociais populares;
  3. Humanização das relações sociais e com o mundo, em sua dimensão integral (afetiva, cognitiva, transcedental, cultural, socioambiental, política e ética);
  4. Defesa da biodiversidade e da natureza na perspectiva política e ética);
  5. Partir da realidade concreta enquanto compromisso com a diversidade;
  6. Compromisso com o processo formativo para todos os envolvidos;
  7. Dialogicidade;
  8. Processo de educação popular como prática para a liberdade;
  9. Compromisso com a emancipação popular;
  10. Construção do poder popular no exercício da transformação das relações de poder;
  11. Identidade, Horizontalidade e Organizacidade da rede;
  12. Vivência de uma mística da militância e da mudança.
A REC tem recursos para trabalhar com educação popular durante um semestre. Após esse período ela envia uma prestação de contas e aguarda por mais um semestre a liberação ou não de um novo convênio. Nesse sentido, discutiu-se muito o que fazer no período em que a rede não tiver recursos financeiros, considerando que um movimento de ações populares não pode parar por falta de recursos. Assim, surgirão alguns indicativos durante o encontro como buscar outras parcerias para além do convênio.

Nessa perspectiva, o CJ-GO é convidado a engajar-se na rede numa atuação de parceria com a causa popular. Encaminhou-se que os movimentos presentes na reunião podem indicar representantes para a REC, bem como se fazer presente nos vários momentos de reuniões e encontros da rede.

Considera-se que a presença do CJ-GO no V Encontro Estadual da Rede de Educação Cidadã – GO foi um importante momento de diálogo na construção de uma parceria importante a ambos os movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário