Agenda do Movimento

16 agosto 2008

REJUMA: Juventude Consciente

Por Vivian Rodrigues
.
Eu não sou o "Maluco Beleza" Raulzito e não nasci há dez mil anos atrás. Tivera eu nascido, desfrutaria dos privilégios de viver em um planeta infinitamente melhor preservado em seu aspecto ambiental do que o atual. Também não nasci índia da tribo Guarani, no Brasil pré-colonial. Tivera eu nascido, sobreviveria apenas da exploração sustentável dos recursos naturais da Terra, contribuindo para a manutenção da vida saudável no planeta.

Como nasci eu mesma (!) e no final do século XX, tenho lido com freqüência sobre fenômenos de nomenclaturas exóticas e conseqüências realmente assustadoras: buraco na camada de ozônio, efeito estufa, chuva ácida, inversão térmica... Enfim, os problemas ambientais nunca estiveram tanto em evidência. Por isso, há um clima propício para o debate acerca da importância da educação ambiental no mundo contemporâneo.

A Lei 9.795 de 27 de abril de 1999 instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental. Segundo ela, todos os níveis de ensino e da comunidade em geral têm direito à educação ambiental, enquanto é dever dos meios de comunicação difundir a preservação.

A Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) é um admirável exemplo de forte identidade com a educação ambiental. Trata-se de uma rede que está presente em todos os estados brasileiros, reunindo jovens de 16 a 29 anos atuantes em diversos setores da sociedade e interessados na temática ambiental. Ela promove a troca de idéias, realidades e experiências referentes às questões socioambientais.

A REJUMA foi criada em 2003, durante I Encontro Nacional da Juventude pelo Meio Ambiente, a partir da articulação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJs), no âmbito do processo de construção da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente são considerados espaços locais de articulação das juventudes, já que canalizam a questão ambiental em cada estado. Eles são grupos informais de jovens que se fundamentam em três principais princípios: Jovem Educa Jovem, Jovem Mobiliza Jovem e Uma geração Aprende com a Outra. "Acredito que esses espaços são de grande importância para a juventude brasileira, pois constroem o pensamento crítico em meio a tantos desafios", ressaltou o coordenador Geral do CJ em Goiás, Anselmo Claudino.

Tanto a REJUMA quanto os CJs estão em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e o Ministério da Educação. "Ser jovem é, antes de tudo, a tentativa de compreender o mundo a nossa volta. Neste sentido, considero de fundamental importância a mobilização de jovens em prol da questão ambiental", avalia Diogo Damasceno, membro da Constelação de Comunicação da REJUMA. Para maiores informações: http://www.rejuma.org.br/ !

Você se já ouviu falar do REJUMA? Acredita na juventude para salvar o planeta? Dialogue conosco.

FONTE: Portal Diálogos Universitários

Nenhum comentário:

Postar um comentário