Agenda do Movimento

04 dezembro 2008

Fórum Social do Cerrado


"Tornar Real o possível"


Tempos marcados pela crise financeira internacional, crescente são os debates sobre alternativas ao modelo de desenvolvimento capitalista. Em Goiás, os efeitos da crise, somado às plantações de cana, à política de desenvolvimento concentradora e ao aumento da diferença entre pobres e ricos, é ofuscado pelas propagandas governamentais e pela demagogia dos políticos e partidos que comandam o estado. As forças populares, desarticuladas, buscam formas de crítica à esta política, porém, sem grandes avanços.

Buscando fortalecer alternativas de desenvolvimento para nosso Estado e nos preparar para participar do Fórum Social Mundial 2009, que ocorrerá em Belém do Pará de 27/01 a 01/02 de 2009, os movimentos populares integrantes da Rede de Educação Cidadã propuseram organizar um inédito Fórum Social do Cerrado. A idéia é reunir o maior número de movimentos sociais para organização de um Encontro aberto com debates e outras atividades voltadas à análise, crítica e superação do modelo de desenvolvimento estadual. Acreditamos no povo enquanto mandatário do próprio destino.

A Rede de Educação Cidadã (REC) é um espaço formado por movimentos e grupos populares, com ações voltadas para a mobilização social e defesa dos Direitos Humanos. Durante seus 5 anos de existência esforça-se para transformar um projeto de iniciativa do Governo Federal em uma rede protagonizada pelos movimentos, defensores de uma metodologia de educação emancipatória, que luta contra o modelo mundial de exploração do ser humano e seus desdobramentos no Brasil.

A REC trabalha, principalmente, com recursos do Governo Federal, realizando oficinas, encontros, debates e outras atividades, pensadas pelos grupos que a integram. Em sua última reunião ampliada, dia 01/11/2008, os grupos decidiram focar seus trabalhos nas articulações para o Fórum Social Mundial 2009 por meio da realização de um encontro goiano, com metodologia semelhante. Além do Encontro, pré-agendado para o dia 13 de dezembro de 2008, haverá atividades menores de preparação para o mesmo, envolvendo os grupos participantes da rede e outros que se interessarem.

Com intuito de democratizar a construção deste Fórum convidamos todas entidades e grupos do estado de Goiás, interessados no processo do Fórum Social Mundial, para compor a organização e realização desse encontro. Pedimos a todas e todos interessados em realizar oficinas, debates, mesas redondas, ou outras atividades, que preparem propostas por escrito a serem apresentadas durante essa reunião. Também neste momento discutiremos questões de organização do evento seus objetivos, princípios e metodologia.

Contamos com ampla participação dos grupos e movimentos para gritarmos juntos que OUTRO GOIÁS É POSSÍVEL.

Goiânia, 13 de novembro de 2008.

Grupo de Trabalho de Preparação do Fórum Social do Cerrado
REC-GO,
CAJU,
Rede Trama,
Fórum Goiano de Economia Solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário