Agenda do Movimento

23 fevereiro 2009

Jovens propõem ações para preservar e recuperar


Isabel Czepak - O Popular

Cem estudantes de 11 a 14 anos estão reunidos desde ontem no Hotel Empresarial de Goiânia, no Setor Leste Universitário, para propor ações que eles esperam que sejam desenvolvidas pelos governos para preservar e recuperar o meio ambiente. São os delegados da 2ª Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente de Goiás, que se encerra amanhã e discute as mudanças ambientais globais. Apesar da amplitude do tema, a preocupação em Goiás é o Cerrado, com ênfase para queimadas, desmatamento, poluição e morte dos rios e destino do lixo.

A carta de Goiânia, retirada da conferência, será defendida em Brasília (DF), no mês de abril, durante a 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Para deliberar sobre o assunto, os garotos – alunos de escolas públicas estaduais e municipais e de instituições de ensino privadas – foram legitimamente eleitos pelos colegas.

A conferência foi aberta pela secretária estadual de Educação, Milca Severino. A professora ressaltou o caráter transformador do processo vivenciado pelos estudantes, que já dura cerca de um ano. Durante todo esse tempo, o meio ambiente esteve em pauta nas escolas dentro das discussões relacionadas aos chamados temas transversais.

Os resultados são positivos pois vários projetos foram premiados, alguns nacionalmente. Efeitos no cotidiano das escolas também foram notados. “Pelo menos três escolas conseguiram economia drástica de consumo de água”, comenta a coordenadora da conferência pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), Rosimeire Mateus.

Na Escola Estadual Amália Hermano Teixeira, no Residencial das Acácias, região norte da capital, a redução chegou a 40%. O fato surpreendeu, segundo a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual da Educação (SEE), a Saneamento de Goiás (Saneago) que inspecionou as instalações hidráulicas para ver se não havia nada errado.

A receita da economia, repassada pelo representante da escola na conferência, Marcos Vinícius Sousa, de 11 anos, é simples e pode ser aproveitada por qualquer cidadão. “Os alunos não deixam as torneiras ligadas e os funcionários estão mais conscientes na hora da limpeza. Não desperdiçam mais água.”

A conferência está sendo promovida pela SEE e pelo Coletivo Jovem, que contribuiu na escolha dos temas e na estimulação do debate nas escolas. O movimento é integrado por 200 membros distribuídos em 28 pólos pelo Estado, todos jovens de até 29 anos. A conferência ainda tem o apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário