Agenda do Movimento

19 novembro 2009

Tarefa que chega ao fim em Iporá/GO.

Chega ao termino as atividades do Projeto Formando Com-Vidas, versão revista e atualizada. Com repercussão inimaginável, o projeto contou com a participação de inúmeras instituições publicas. Tais como: Prefeitura Municipal de Iporá, Secretaria Municipal de Educação, Desporto, Esporte e Lazer, Subsecretaria Regional de Educação, UEG, UnU de Iporá, e Câmara Municipal de Vereadores, além da Rádio Nova Onda na divulgação ainda que simplista e sucinta.

O projeto percorreu 3 colégios, Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, Colégio Estadual Osório Raimundo de Lima e Colégio Estadual Elias de Araujo Rocha. Contou com a coordenação de Josiane Othofer e Adenevaldo Junior, ambos do CJ GO. Além do habilidoso e cuidadoso trabalho de facilitação de Eleusa Goldino, Jessica Luana e Cleomi Souza.

Durante os 4 meses em que aconteceu, sendo eles agosto, setembro, outubro e novembro, o projeto encontrou diversos empecilhos e barreiras, mesmo assim, graças à garra da equipe como um todo, o projeto chegou ao fim.

As atividades realizadas nas oficinas e palestras têm concordância com o material disposto pelo MEC e MMA, além do apoio do Governo Federal. A qualidade do trabalho realizado pode ser medido com os resultados, que como já foi dito, superaram as expectativas, pois os alunos participantes desenvolveram em seus colégios ações locais de acordo com a própria realidade com o propósito de intensificar a participação juvenil na gestão do colégio, para ajudar a solucionar problemas cotidianos.

Uma pesquisa realizada durante a execução do projeto revelou que drasticamente os colégios em sua maioria não têm realizado projetos de cunho socioambiental, ou com a temática da Educação Ambiental, por conta principalmente da ausência de verba e participação do Estado e da sociedade civil dentro do núcleo escolar, sem ser com o objetivo de criticar, mas de ajudar a resolver os problemas. Triste realidade.

Mesmo assim colégios estaduais como Ariston Gomes da Silva, superam estas barreiras e lutam procurando vencer as batalhas. Atualmente este colégio realiza um projeto chamado Reflorestamento da Bacia do Ribeirão Santo Antonio, sendo que este mesmo recebeu em 2009 o Prêmio Gestão a nível estadual, além do prêmio que lhe deu a oportunidade de ir a exibição na TV Escola no ano de 2008, como um dentre outros 10 colégios do pais a desenvolver um projeto de E.A. que tem dado certo.

3 comentários:

  1. Parabéns orgulhosos ao CJ-Iporá! Ao CJ-GO por esta realização.
    O trabalho com a COM-VIDAs chega a ser prazeroso, visto assim, com projeto concluído então... q legal.

    Abs, JD.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a galera de Iporá pelo trabalho.

    Abçs

    ResponderExcluir