Agenda do Movimento

05 abril 2012

CJ-GO participa da 2ª Conferencia Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Micro Região de Catalão

No dia 13 de março de 2012 o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás participou da 2ª Conferencia Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente Micro Região de Catalão, colaborando com a facilitação dos grupos de trabalho dos eixos prioritários juntamente com professores da Universidade Federal de Goiás e do Conselho Tutelar de Goiás:
Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Maira Cruvinel – CJ-GO / Profº. Ms. Maristela Vicente – UFG / Iris Lúcia Maia – Conselho Tutelar de Catalão), Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Tadeu Ribeiro – CJ-GO / Profª. Ms. Neila Maria Mendes – UFG / Almerinda Fátima Carneiro – Conselho Tutelar de Catalão), Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes (Natália Carneiro – CJ-GO / Profº. Ms. Gabriel de Melo Neto – UFG e CJ-GO / Cynthia Maria de Melo Campos), Controle Social da Efetivação dos Direitos (Thaís Cruvinel – CJ-GO / Profª. Ms. Normalene Sena de Oliveira – UFG / Ricardo de Souza Martins – Conselho Tutelar de Catalão), Gestão da Política Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Ivan Dourado - CJ-GO / Profª. Esp. Elma Valéria Lopes / Ivana Maria Nanhas Duarte – Conselho Tutelar de Catalão).
A Conferência que teve como tema Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes objetivou mobilizar a sociedade e os governos das diferentes esferas, para a implementação e o monitoramento do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
A programação contou com: solenidade de abertura em que o adolescente  Ivan Dourado da reunião ressaltou a importância da participação das crianças e dos adolescentes na sociedade e em deixar não apenas um mundo melhor para os filhos, mas filhos melhores para o mundo; apresentação cultura de Tio Henrique e crianças; leitura do regimento da conferência; Conferência sobre o tema central da conferência da micro região, mediada pelo Profº. Ms. Gabriel de Melo Neto com o Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e Legislação Participativa, Mauro Rubem, que ressaltou a importância da mobilização da sociedade para o cumprimento do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos fundamentais como educação, saúde e cidadania, discutindo como o modelo de educação do Estado pode ser um violador do direito da educação se não for pautada pelos professores, os motivos de não se reduzir a maioridade penal, uma vez que as
delegacias de promoção de direitos, muitas vezes funcionam como repressão dos direitos. A exposição do Dep. Mauro Rubem contou com algumas intervenções do público. Entre elas, a do membro do CJ-GO, Tadeu Ribeiro, que expôs a necessidade de reservas de verbas para a cultura como elemento incentivador da promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente e ainda a importância da participação da sociedade em conferências e movimentos, citando o VI Encontro Estadual de Juventude e Meio Ambiente que acontecerá em Itapuranga em maio de 17 a 20 e da Rio +20, conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que prega a necessidade de uma economia verde, mas que para Tadeu, a participação popular deve mostrar outros caminhos que não este tipo de economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário