Agenda do Movimento

04 setembro 2012

"Devemos construir a unidade, por mais que as estratégias divirjam", alude Cláudio Nascimento


 *Por João Damasio

No sábado, 01 de setembro, segundo dia da primeira etapa da V Escola de Formação Política de Educadores Populares, os cerca de 50 participantes do evento dialogaram sobre "Tática e estratégia para construção do projeto popular" com o educador popular e historiador, Cláudio Nascimento, que forneceu os textos base para o debate.

Nascimento partiu da premissa de que, para além das leituras acadêmicas, a experiência prática é o principal contributo na construção de um Projeto Político Popular. "O cotidiano já é algo revolucionário por si só. A mudança está fora do nosso tempo enquanto indivíduos e cada um dá a sua contribuição. Isso é popular", explica.

Passando por temas como a crise estrutural do capitalismo e da democracia, das eleições, do meio ambiente, da educação e da cultura, o professor apresentou um quadro versando sobre a relação dialética do Projeto Político, permitindo compreender o lugar da Estratégia e da Tática.

"A Estratégia não muda. Ela é pensada a longo prazo, partindo do local para o global e considerando as estruturas vigentes e suas contradições. Já a Tática deve ter o dinamismo baseado na constante análise de conjuntura avaliando cenários e descobrindo as possibilidades de ação", elucida Nascimento.

Os participantes se dividiram em grupos para aprofundarem nos aspectos populares do Programa da Comuna de Paris e, em seguida, compartilharam as impressões por meio de desenhos, exposições e teatro.

Para a participante do movimento Terra Livre, Regilane, "essa interação é muito importante. Junto com os meus colegas de grupo, estou compreendendo cada vez melhor tantos temas complexos visto por vários olhares".

Depoimento que valida o ambiente de união entre os movimentos, conclamado por Cláudio Nascimento durante toda sua palestra: "Devemos construir a unidade, por mais que as estratégias divirjam". No domingo, pela manhã, o grupo continua o debate com o professor e avalia o evento.
 
*João Damasio é militante do Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente e da equipe de Comunicação da Escola de Educadores Populares



Nenhum comentário:

Postar um comentário