Agenda do Movimento

12 setembro 2013

CJ-Goiás em Heitoraí - Relato de Atividade

Minicurso JUVENTUDE, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Data: 06/09/13
Minicurso em Heitoraí – Go, na 6ª Descida Ecológica do Rio Uru.
Tempo Total: 3h00 (08h00 as 11h00)
FACILITADORES: Luanna Guimarães e Walker Meykom Leal Pina




1º DIA - 06/09/2013

Minicurso iniciou às 8h00 com cerca de 30 participantes de várias idades. Havia estudantes da própria escola de 5º a 1º ano do ensino médio e estudantes de graduação em Gestão Ambiental.

Cada momento foi pensado com carinho e realizado com o mesmo cuidado. Houve um momento inicial com uma dinâmica como forma de “quebra de gelo”. Logo após houve um diálogo onde se relacionou os elementos da natureza com o ser humano e seu cotidiano prático, de forma lúdica em círculo, todos foram convidados a sentir em nosso corpo cada elemento da natureza, como estávamos de olhos fechados não percebemos se entraram no clima também. O círculo e os pés no chão: a terra, as batidas do coração e a circulação do sangue: a água, o calor das mãos dos companheiros: o fogo e duas profundas respirações silenciosas: o ar! Foi bem lúdico, inclusive com um altar no centro do círculo com todos os elementos da natureza representados.

A dinâmica da confiança demonstrou a criatividade para solucionar desafios e a confiança que alguns participantes mostraram por suas professoras. Já outros mais reservados nem ousaram participar, mas se divertiram. Um fato interessante é que um número foi distribuído para cada participante, e alguns números eram dos participantes que estavam sentados, quando o número foi dito a menina levantou da cadeira num pulo pra cair nos braços da galera também. Criou confiança no grupo ao ver a dinâmica acontecer!

A próxima atividade foi uma conversa sobre Juventude, Protagonismo e Participação Política. Inicialmente as pessoas estavam receosas de falarem sobre isso, achando que essas palavras estavam longe de sua realidade. Aos poucos com o jeitinho jovem de dialogar, tudo foi virando uma conversa gostosa, em que a maioria puderam falar um pouco sobre o assunto.
Com as palavras escritas com letras grandes no quadro, se tornaram norteadoras do nosso diálogo. Nesse momento o papo começou a esquentar.

O mais interessante foi que a conversa tomou rumos que nem nós tínhamos imaginado e que pudesse haver ali, mostrando que aqueles jovens estavam extremamente interessados no assunto e também politizados. Porém, nossa percepção principal foi que eles ansiavam muitíssimo por fazer justiça, no âmbito social e ambiental. E por fim, que através da união deles, esses anseios poderiam ser resolvidos. Assim o CJ foi inserido no diálogo de forma espontânea.

Tivemos que acalmar os ânimos alterados com esse diálogo reflexivo sobre nosso papel enquanto juventude politizada e preocupada com o meio sócio, econômico e ambiental.

Alguns jovens se mostraram preocupados com processo de construção do evento que ali ocorria e sua sustentabilidade, e como a Descida Ecológica se mostra positiva ao ser semente para tais discussões.

Então, iniciamos a próxima atividade do minicurso que foi a Leitura dinâmica da FÁBULA DOS PORCOS ASSADOS, que faz uma crítica efervesceste ao modelo do sistema em que vivemos e que nos sujeitamos a tal. Rolou um choque de gerações neste momento, em que os mais novos não entenderam a essência do texto, e os maiores já perceberam, mas também não aprofundaram tanto como gostaríamos. Entendemos que o momento foi de muito cansaço do grupo, e que o texto não rendeu tantas discussões como a atividade anterior. Mas acreditamos que por não ter tido um intervalo para eles, o minicurso já estava passando por um momento de cansaço geral. Portanto, propomos que se essa metodologia fosse replicada, fosse feito um intervalo antes desse momento da Fábula, ou uma dinâmica de equalização com o grupo.

Esse foi o momento primordial do nosso minicurso, pois aqui falamos do Coletivo Jovem de Meio Ambiente Nacional, mostrando os slides daquela identidade nacional, e claro, falamos de forma simplificada, sobre nosso privilégio de receber em dezembro o ENCJ. Após puxamos um gancho apresentado os slides do CJ-Goiás, no qual destacamos a importância da vivência dos lemas (Jovem aprende com jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra) na aplicação da educação ambiental, que foi apresentada como transversal a nossas ações cotidianas. Por fim, mostramos o CJ como nosso princípio de rede horizontal, em que podemos virar um grupo diverso mas com propósitos iguais lutando por uma causa. E assim, deixamos claro que os anseios daqueles participantes se encaixavam perfeitamente no modelo do CJ de agir.

Para selar a sustentabilidade do ciclo ali iniciado propusemos uma dança circular, que foi novidade para quase todo o grupo. Cantando Espiralando ao Centro, de mãos dadas e batendo os pés fomos envolvidos pelo sentimento de unidade, mesmo nem todos cantando a letra, para muitos foi uma experiência realmente nova e inusitada. E no fim percebemos um início, e para marca-lo fizemos o simbólico, batismo e energizante: ABRAÇO COLETIVO!!!

Foi muito lindo, e empolgante, percebemos como os colegas dos outros minicursos ficaram interessados no movimento que ali ocorria, vários espiando pela porta.

Quando terminou os organizadores nos chamaram para ir almoçar juntos em um Rancho na beira do Rio Uru, de água morna e cristalina com lindas flores dos ipês amarelos descendo na correnteza. E é claro, que não resistimos e entramos no rio para banhar, de roupa e tudo.

2º Dia - 07/09/2013

- Descida Ecológica do Rio Uru

Às 9h00 da manhã de sábado de sol, nos encontramos com os moradores da cidade de Heitoraí para iniciar a tal descida de canoa pelo rio Uru.

À mais de 5 km da cidade rio acima, chegamos no local escolhido para a largada. Nos outros anos o evento fazia um concurso de coleta de lixo nas margens do Rio Uru. Este ano a organização resolveu não trabalhar com o lixo e sim com doação e plantio de mudas no rancho que houve o almoço.

Enfim, fizemos a descida maravilhosa que acho que foi uns 20 quilômetros pelo rio. Vimos uma paisagem magnífica, cheia de Flores de Ipê, animais silvestres, e histórias encantadoras e amedrontadoras (ocorrência de acidentes com a Arraias) sobre o Rio Uru.

Muito sufoco e falta de habilidade marcaram esse dia, Luanna e Walker dois seres “barriga verde” - como eles mesmo disseram, nunca pegaram em um remo de canoa. Mas proseamos, filmamos, tiramos fotos e nos deliciamos com a paisagem das flores de ipê amarelo, por cima da água do rio, abrindo caminho nas águas que percorríamos (definitivamente não tem como descrever). Espero podermos compartilhar mais pra frente fotos e talvez até um vídeo produzido pela organização do evento.

Bom, desculpe passar essa invejinha boa, mas o evento, foi lindo e maravilhoso e agora temos que ficar no pé da galerinha de Heitoraí pra efetivarmos o CJ por lá. A Luanna tem add 2 participantes do minicurso e 1 professor da escola add no facebook, logo após o evento. O Walker também recebeu o convite para add de 1 participante do minicurso. Mas temos o contato já escaneado e que será enviado em anexo na lista do CJ, com os contatos de celular e e-mail (quem tinha) de todos os participantes do nosso minicurso.

Atenciosamente,

Luanna Guimarães e Walker Meykom Leal Pina

 

Um comentário:

  1. Espero que a Descida Ecológica acrescente sempre mais no quesito preservação ambiental, principalmente se tratando do Rio Uru. Nosso rio vem sendo agredido há tempos e não podemos deixar que isso continue acontecendo. O evento foi realmente maravilhoso ! Sem falar da beleza e exuberância do Uru e da fauna e flora que ainda restam à sua margem. E por falar em CJ, o Colégio Estadual Dom Abel (C.E.D.A.) já teve um grupo ativo, aliás fui membro do CJ e posso afirmar aos amantes da preservação ambiental que é feito um trabalho maravilhoso.

    ResponderExcluir