Agenda do Movimento

08 novembro 2013

Goiânia sedia Encontro Estadual de Juventude e Meio Ambiente de Goiás

Nos dias 15 a 17 de novembro, jovens de todo o Estado de Goiás estarão reunidos no 6º Encontro Estadual de Juventude e Meio Ambiente de Goiás (EEJMA-GO), que ocorrerá na cidade de Goiânia (GO), no Centro Cultural Cara Vídeo. O evento é uma realização do Coletivo Jovem do Estado de Goiás (CJ-GO) que neste ano de 2013 completa dez anos de existência. São esperados mais de 60 jovens de várias regiões do Estado.
Com o tema “Ciclos e Caminhos”, o Encontro busca desenvolver as potencialidades dos jovens para que possam atuar localmente em suas cidades ao inserirem a pauta ambiental no dia-a-dia dos cidadãos. “O objetivo do EEJMA, acima de tudo, é comemorar os dez anos do CJ, mas, além disso, buscamos (re)articular a juventude ambientalista de Goiás para que, mobilizada, possa traçar ciclos e caminhos de transformação para um mundo melhor”, explica a coordenadora do evento, Thais Cruvinel.
A programação utiliza de uma metodologia auto-gestionária, própria de movimentos sociais, em que os próprios participantes incitam uma conversa e provocam a convergência de opiniões. “Seguimos o princípio ‘Jovem educa jovem’ por que acreditamos que nos grupos de juventude, o diálogo está aberto e ao mesmo tempo somos todos aprendizes e educadores”, afirma o estudante e membro do CJ-GO, Giivago Oliveira.
A programação abordará os seguintes temas:
Período
15/11
16/11
17/11
Manhã
Princípios e valores da juventude ambientalista
Ciclos de aprendizagem: experiências e estratégias transformadoras
Identidade e perspectivas dos movimentos sociais
Tarde
Educação ambiental e cultura de paz
Formação, comunicação e gestão das organizações sociais em rede
Até logo!
Noite
Noite Livre
Convercelebrando: (Opcional)
Reunião Anual do CJ-GO



O CJ-GO tem parcerias importantes para a execução do Encontro Estadual da Juventude Ambientalistas: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal Extraordinária de Movimentos Sociais e Comunitários, Secretaria Estadual de Educação, ONG Moradia e Cidadania, Agência Cerrado, Comunidade Educacional de Pirenópolis, Rede de Educação Cidadã (RECID), Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) e Rede de Educação e Informação da Educação Ambiental em Goiás (REIA-GO). O evento contará com certificação de 20 (vinte) horas extra-curriculares. 

CJ-GO
Coletivos Jovens de Meio Ambiente - “são grupos informais que reúnem jovens, representantes ou não, de organizações e movimentos de juventude que tem como objetivo envolver-se com a questão ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Esses coletivos são como redes locais, para articular pessoas e organizações, circular informação de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas, que apontem para sociedades mais justas e equitativas, dentre outras ações e realizações. Em Goiás, o CJ-GO é ativo desde 2013, atuando com fortes propósitos na educação ambiental”.


Mais informações:
Coordenadora do Encontro Estadual da Juventude Ambientalistas
Thaís Cruvinel – 8209-9066

Núcleo de Comunicação do CJ-GO
Eula Lôbo – 9141-6711
João Damásio – 9143-8923

Nenhum comentário:

Postar um comentário