Agenda do Movimento

31 março 2008

Sonhos, desafios e perspectivas da Juventude pelo Meio Ambiente

Por Carol Campos, membro ong 4 Cantos do mundo

O movimento ambientalista no Brasil sempre teve a participação da juventude. As lideranças adultas de hoje tiveram um olhar especial para as questões ambientais ainda quando jovens. Grande parte das entidades ambientalistas tem nos jovens sua força mobilizadora e questionadora. Responder quando nasceu o movimento da juventude pelo meio ambiente é uma tarefa complicada. O fato é que se configura no país o início de um processo de articulação e organização dos jovens que buscam trabalhar e influenciar as políticas públicas de meio ambiente.

A realidade complexa, a crise socioambiental e a história política do país trazem medos, inseguranças e despertam vaidades que resultam em várias perguntas: O que fazer com esse rolo compressor de problemas sociais, ambientais, degradação, destruição, desrespeito, injustiças e desigualdades? Onde se quer chegar com isso? É possível chegar em algum lugar? A juventude enfrenta uma série de desafios provocadores de inquietações, sonhos, questionamentos e reflexões.

Mesmo com as incertezas e dificuldades, mesmo em momento de formação, de profissionalização e de construção de si, muitos jovens aceitaram esse desafio e adotaram a postura de enfrentamento. Querem trabalhar e discutir essas questões para a busca de formas mais humanas e naturais de viver e conviver. Para isso, visualizaram a necessidade de se apegar e trabalhar interiormente e externamente os princípios e os valores essenciais para a transformação: solidariedade, amizade, paz, respeito, responsabilidade, cooperação, partilha de saberes e vivências...

Surge a vontade de participar da construção, de colocar a “mão na massa” e ser um importante agente de transformação do atual modelo de organização da sociedade. A participação ativa dos jovens em entidades ambientalistas criou alianças e perspectivas repletas de potenciais e demandas.

Neste contexto, é importante destacar as iniciativas do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Ministérios da Educação e Meio Ambiente), que propõe que o trabalho seja feito com e pelos jovens. O Programa Juventude e Meio Ambiente, os processos de Conferências Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente e o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas possibilitaram o encontro dos jovens mobilizados ou interessados pela causa.
Frutos já são colhidos pelo país afora: Coletivos Jovens de Meio Ambiente em todos os estados do Brasil, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente (Rejuma) e o Grupo de Trabalho de Juventude no âmbito do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS) .

O ato de conhecer, descobrir, fazer amizades e parcerias por todos os cantos do Brasil se constituiu como uma importante ferramenta para o nascimento de novos sonhos, de esperanças compartilhadas, de avanços pessoais e coletivos. E o mais interessante é que a cada passo percebe-se que a caminhada ainda é muito longa, que ainda há muito que descobrir e evoluir. Esse processo é ao mesmo tempo orgânico e impulsionado pelas visões e contradições dos jovens que amadurecem cotidianamente.

Buscar a emancipação individual e coletiva através da aceitação da diversidade é um importante momento que a juventude pelo meio ambiente vive. Perspectivas ideológicas, políticas partidárias ou não, o que importa é que todos são diferentes, que é possível optar pelos mais diversos caminhos e mesmo assim encontrar proximidade, unidade. Afinal de contas o destino é o mesmo: a transformação socioambiental, a construção de sociedades sustentáveis.
O caminho comum que os jovens estão traçando com firmeza é a Educação Ambiental, como meio de se expressão e manifestação do desejo de atuar e participar. Vivenciar, desenvolver e compartilhar processos transformadores de educação ambiental mantém a chama acesa e possibilitam reflexões e mudanças. Com elas, é possível comemorar os avanços para mais e mais descobertas e para a continuidade do enfrentamento proposto, da postura crítica diante da realidade complexa.

Visualiza-se um próximo passo. Existe a necessidade de organizar as agendas, de criar agendas comuns. Afinal de contas o desafio exige que se tenha clareza e consciência do que quer. Mobilizar e despertar a juventude e movimento juvenil para a visão do ambiente que nos cerca não é uma tarefa fácil. E não apenas despertar a juventude, mais que isso, despertar a sociedade para a necessidade do cuidado com a diversidade da vida.

O despertar para a importância de posicionamentos políticos, argumentações técnicas, embasamento conceitual, domínio do que quer ou não e sabedoria para justificar com segurança a decisão. Vocês são contra ou a favor da transposição do São Franscisco, dos transgênicos, da BR163, do agronegócio, das monoculturas no lugar da Amazônia e do que resta de Mata Atlântica? Por que? Quais os argumentos? ....Construção de capacidades, dedicação, estudos, interesses pessoais e profissionais, esforço coletivo, força comum para o alcance dos sonhos. Uma perspectiva.....

É importante perceber a responsabilidade assumida: renovar o movimento ambientalista e manter essa luta sempre viva. O compromisso de dar continuidade, de avançar, aprender com as experiências atuais para criação de novas estratégias. Para isso, a juventude pelo meio ambiente valoriza a arte, a criatividade, a necessidade do debate, do conflito e dos questionamentos. Vale ressaltar que esse compromisso é compartilhado com todo o movimento ambientalista, pois ele precisa valorizar o potencial e os trabalhos dos jovens hoje, para possibilitar significativos saltos adiante.

Como diz Diogo Damasceno, do Coletivo Jovem de Goiás, em mensagem pela Rejuma: “É, estamos no caminho certo! E isto tem me animado, deixado com vontade de contribuir mais e mais nos caminhos deste sonho. Acredito muito nisto, acredito em nós! Espero que esta discussão sirva para unificar mais esta nossa bandeira pelo movimento de juventude pelo meio ambiente no Brasil”.

Sim. Avanços e potenciais enchem de esperança, mas não apagam os desafios, dúvidas e incertezas. Muitas perguntas permeiam as mentes e os corações.... as respostas? Só vivendo.....

Um comentário:

  1. Ae galera de Goias, parabéns pelo movimento que vocês estão fazendo por ae. Muitas energias boas ae pra voces, abraço coletivo

    Aléx Tutty -
    CJ-Paranavaí/PR

    ResponderExcluir