Agenda do Movimento

09 maio 2008

Sensibilização Juvenil

Por João Damásio da Silva Neto (CJ-GO)*

Num contexto socioambiental, enquadrar a juventude como atuante é uma tarefa difícil, mas não é e nunca será impossível. Toda essa dificuldade se dá pela variação do comportamento do jovem ante o fato exposto e principalmente como foi exposto.

Não existem “receitas prontas” e mesmo que existissem, os “cozinheiros” seriam diferentes, ou seja, não existe um meio infalível para criar elos entre a sensibilização sobre questões ambientais (EA – Educação Ambiental) e jovens. E mesmo que houvesse esse meio, continuaria variando, de acordo a quem em geral “sensibiliza” (palestrante, oficineiro, facilitador etc.), pois somos todos diferentes e, portanto, temos meios diferentes de agir.

É obvio que essas ligações (EA e juventude) devem ser feitas. Então, como fazer isso, considerando que não existe um meio padrão?

Como somos todos diferentes, pensamos e agimos distintamente. E a variação do pensar ocorre tanto no jovem sensibilizado, quanto no expositor do fato. Com essa afirmação já se conclui a necessidade do dinamismo em quem se propõe a sensibilizar outros, para que possa acompanhar as variações de pensamento presentes, principalmente, em jovens.

Para obter esse dinamismo, não se dispensa conhecimento, mas o que se faz necessário é a espontaneidade e a garra (força de vontade), que ‘coincidentemente’ estão presentes nos jovens. Portanto, é importante a participação efetiva de jovens na instrução de outros jovens. Quando poderemos afirmar: “Está sendo falada a mesma linguagem!” E é claro que é facilitadora a idéia de conversar de brasileiro a brasileiro, que brasileiro com europeu.

Mas ainda assim, a questão não está resolvida, pois caso estivesse – estaríamos traçando um caminho único, qualificando a fórmula infalível: “Jovem² + conversa + pitada de sorte”. Portanto, sabemos que não é possível chegar a um exemplo a ser seguido.

Tudo depende de questões como: Quando? Onde? Porque? Como? Será? ou seja, varia de acordo a personalidade distinta de todos jovens, em que momento da vida foi retratado perante o jovem, como isso foi feito e por qual motivo.

Além de tudo, nada, principalmente que se refira a juventude, pode ser tão generalizado ao se analisar um determinado assunto. Pois, será que todos os jovens falam a mesma linguagem?

Há os singelos, humildes, góticos, ambiciosos, malandros, espertos, desinteressados, positivos, negativos ou neutros, sérios, tímidos, inteligentes, deficientes, imorais, amigáveis, compulsivos, nervosos e outras infinitas qualidades que podem ser atribuídas a jovens. Então, nem sempre a dinâmica de descontração é amigável, talvez um dinamismo lógico (para se raciocinar) não seja acompanhado por todos. Alguns gostam de palestras, outros dormem nessas ocasiões; Alguns adoram brincar e rolar, outros resmungam pelos cantos o desprezo por essas atividades; Enquanto muitos adoram aparecer, outros se escondem de tudo e de todos; Alguns namoram demais, outros ainda não pensam nisto (raro) e outros já amadureceram essa idéia.

Enfim, é impossível (pelo menos por enquanto) sensibilizar alguém. Pois cada a sensibilização é um processo individual. E ninguém tem o poder de conceder a consciência do correto a outro alguém. Até mesmo porque nem sempre o que pensa estar correto, está.

Caminhos podem ser mostrados, dicas podem ser esplanadas, mas a reforma íntima é mesmo bastante íntima!

*Integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás, articulador do CJ Palmelo e CJ Urutaí.

3 comentários:

  1. Uau... Temos um filósofo no CJ.
    Profundo e complexo texto hein João?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi João,

    Obrigado por contribuir com o movimento! Seja na atuação cotidiana, seja na produção de idéias!

    Forte abraço militante,
    Diogo Damasceno

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais, Diogo..

    Brigadu pelos comentários...
    Filósofo nada.. Sô...
    nada demais.. só pensar um pouquinho.. obrigado por ler e comentar...
    Ah... e obrigado pela ajuda pra transformar meu texto num artigo Diogo.
    Eu tinha feito um texto simplesmente e não sabia que era bem um artigo.. mas... ah.. o Diogo colaborou comigo.
    Abraços!!

    ResponderExcluir