Agenda do Movimento

01 junho 2008

Estudantes e Educadores debatem as Mudanças Ambientais Globais

Aconteceu no último sábado (31/05), no Auditório da Superintendência do Ensino Médio/ SEDUC, reunindo cerca de 30 pessoas o I Encontro do CICLO DE DEBATES: MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS, promovido pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás em conjunto com a Gerência de Educação Ambiental/SEDUC e da Superintendência do IBAMA em Goiás.

O Encontro teve início com uma fala do Gadiego Cieser (CJ-GO) em nome da coordenação do evento, agradecendo a presença de todos os presentes e desejando sorte na realização de todos os debates. A metodologia do Ciclo foi explicada por Diogo Damasceno (CJ-GO), que na seqüência convidou as debatedoras do dia: a Profª Rosemeire Aparecida Mateus (GEEA-SEDUC) e a Profª Ana Júlia (CGEA-MEC).

O Debate do dia foi uma introdução ao tema: Mudanças Ambientais Globais, uma temática desafiadora para a sociedade e as escolas, pois se trata de uma discussão sistêmica e integrada, já que o tema é abrangente e deixa claro que as mudanças que estamos vivenciando, não se restringem somente as climáticas, mas que tais mudanças também têm de ser consideradas: ambientais, sociais, sistêmicas e complexas.

Neste sentido a Profª Rosemeire comenta sobre o sensacionalismo da mídia em torno do tema: mudanças climáticas e a Profª Ana Júlia, por sua vez destaca a atuação do CJ-GO, fala da visão sistêmica da EA no MEC e diz o quanto é importante aproximar alunos e universidade. No que diz respeito à temática do dia, sua fala teve como base o processo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, que tem as mudanças ambientais globais como seu tema gerador.

A Educação Ambiental foi o assunto que permeou todo o debate, discutindo o verdadeiro papel da Educação frente a estes desafios globais e de quem seria a “responsabilidade” para resolver estas problemáticas, discutindo o papel do estado e da co-responsabilidade de todos os atores sociais, pertencentes à comunidade de vida do planeta Terra.

O II Encontro do Ciclo de Debates acontecerá no próximo sábado (07/06), às 9 horas, na sede da Superintendência do IBAMA em Goiás, com o tema Água (Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação).

Outras informações: cjgoias@gmail.com / www.coletivojovemgoias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário