Agenda do Movimento

25 junho 2008

FOGO EM DEBATE


Sábado dia 21 de junho ocorreu o penúltimo debate do Ciclo de Debates: Mudanças Ambientais Globais, acerca do tema fogo: sociosfera / energia e mobilidade / matriz energética e transportes. Os expositores foram Gadiego Cieser e Mayra Stefany ambos membros do CJ-GO.
A exposição incluiu temas como a divisão de fontes de energia em primárias e secundárias, bem como em renováveis e não-renováveis. Discutiu-se a respeito de matrizes e de eficiência energética.
Muitas propostas de mudança de conduta surgiram durante o debate, como a carona solidária já que um automóvel no Brasil leva em média 3 pessoas e polui o equivalente a um ônibus com trinta pessoas. A carona solidária não seria apenas uma atitude acerca da questão energética, mas também na melhoria de relações inter-pessoais. Nesse sentido discutiu-se o caos no transporte, especialmente o coletivo, pois muitas vezes gasta-se mais tempo na locomoção do que propriamente no lugar onde se precisa estar.
Também surgiu a necessidade de sugerir propostas que o cidadão comum pode adotar como o uso de bicicletas, questão que foi bastante polêmica já que a maioria das cidades não têm estrutura adequada para esses meios de locomoção.
Foram sorteados kits do material Agenda 21 local.
O próximo debate será na Superintendência do Ensino Médio / SEDUC. Além do debate haverá uma feira de trocas e uma confraternização. Todos estão convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário