Agenda do Movimento

04 junho 2008

Semana de Meio Ambiente do CJ-GO 2008

Por Diogo Damasceno Pires
diogocj@gmail.com

Dia 5 de junho é o Dia Internacional do Meio Ambiente e 2008 é considerado o ano do Planeta Terra. Estas datas e comemorações são na verdade lembretes da luta ambiental, travada a muitas mãos e sonhos de pessoas comprometidas e envolvidas na causa socioambiental.

Para o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO), Meio Ambiente é todo dia, toda hora, a todo o momento. A Educação Ambiental, carro-chefe do nosso trabalho acontece no cotidiano, através de diversas ações, projetos e atividades que temos realizado na construção de sociedades sustentáveis, mais justas e equitativas.

Acreditamos na possibilidade de transformação de indivíduos e coletivos, para que atuem em prol de um mundo possível e melhor de se viver, respeitando todas as formas de vida e se co-responsabilizando pela sustentabilidade do Planeta terra.

Assim, nos alegramos em divulgar algumas das muitas tentativas de sensibilizar as pessoas a nossa volta, seja no simples de diálogo pessoal ou mesmo virtual (por e-mails, chats e blogs) ou ainda na realização de ações, atividades e projetos. Neste sentido, apresentamos abaixo, algumas destas iniciativas, as quais o CJ-GO está ou esteve envolvido na semana de meio ambiente:

CICLO DE DEBATES: MUDANÇAS AMBIENTAIS GLOBAIS - Goiânia
Em comemoração a Semana de Meio Ambiente em Goiânia o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás em conjunto com a Secretaria de Estado da Educação e a Superintendência do IBAMA em Goiás, promovem o Ciclo de Debates sobre Mudanças Ambientais Globais, que teve início com o I Encontro, realizado no último dia 31/05, que introduziu a temática das Mudanças Ambientais Globais, com a facilitação da Profª Rosemeire Mateus (SEDUC) e da Profª Ana Júlia (CGEA-MEC).

A programação segue durante todo o mês de junho, aos sábados pela manhã, com as seguintes temáticas e debatedores:

ENCONTRO II: ÁGUA: Hidrosfera / Recursos hídricos / DesertificaçãoFacilitadores: Diogo Damasceno (CJ-GO) e Olivaldo Borborema (Agenciarural)
Local: Superintendência do IBAMA em GoiásData: 07 de junho de 2008Horário: 09:00 h – 12:00 hENCONTRO III: TERRA: Biosfera/ Biodiversidade / DesflorestamentoFacilitadoras: Cyntia Souza (IBAMA) e Niransi-Mary da Silva (SEDUC)
Data: 14 de junho de 2008Local: Superintendência do IBAMA em GoiásHorário: 09:00 h – 11:00 hENCONTRO IV: FOGO: Sociosfera / Energia e Mobilidade / Matriz energética e transportesFacilitadores: Elmo Rocha (SEMIRA) e Gadiego Cieser (CJ-GO)
Data: 21 de junho de 2008Local: Superintendência do IBAMA em GoiásHorário: 09:00 h – 11:00 h

Informações: cjgoias@gmail.com

SEMANA DE MEIO AMBIENTE DA UNIVERSO - Goiânia
Está acontecendo na Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO o curso de extensão Formando Valores Ambientais e Sociais para a Cidadania Planetária e em sua programação o CJ-GO contribuiu com palestras sobre a Responsabilidade Juvenil frente às questões Ambientais, nos últimos dias 02 e 03 de junho do corrente ano.

O Curso de Extensão da UNIVERSO objetiva propiciar um referencial teórico e prático para a formação de ações ambientais na comunidade e fortalecendo o compromisso social com a cidadania planetária.

Contribuíram em nome do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, as integrantes do movimento: Luanna Elis, Mayra Stefany, Thaís Cruvinel e Yara Vanessa.

O Curso coordenado pela Profª Drª Rosa Maria Viana, trabalhando com os conteúdos: Desafios ambientais globais/ Proteção ambiental e instrumentos legais/ Formação em valores/ Responsabilidade pessoal/ Consciência planetária.

LANÇAMENTO DA PUBLICAÇÃO DO GEO JUVENIL BRASIL - Goiânia
Após dois anos mobilizando e buscando impressões, o GEO Juvenil Brasil, relatório da situação ambiental do país sob a perspectiva das juventudes, será lançado no mês do meio ambiente, junho. A publicação é resultado de processos de mobilização envolvendo 15 mil jovens. Algumas recomendações presentes no livro incluem: a procura por fontes limpas e renováveis de energia, atenção à produção de lixo no meio urbano e necessidade de controle da expansão da fronteira agrícola na Amazônia. O GEO Juvenil Brasil é realizado pela organização de juventude Grupo Interagir com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA.

O livro se assemelha a um roteiro de viagem pelas cinco regiões brasileiras e o leitor pode decidir a ordem do passeio. Existem ligações internas entre os capítulos. Na barra lateral do relatório, há indicações para outras páginas que aprofundam o tema. Áreas urbanas, atmosfera e mudanças climáticas, legislação ambiental, terra e alimentos são alguns assuntos abordados. O GEO Juvenil Brasil oferece contatos de organizações, metodologias de educação ambiental, análise e contextualização das impressões dos jovens. As informações podem colaborar para o controle social das atividades de governo, empresas e terceiro setor. Também auxiliam o processo de decisão de representantes públicos. Porém, o relatório não é um produto acabado. São muitos os espaços nas barras laterais em que você pode acrescentar dados de suas pesquisas e relatos de atividades.

Em Goiânia o lançamento da publicação do GEO Juvenil Brasil está sendo coordenado pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás e acontecerá, no próximo sábado, dia 07/06, durante a programação do Ciclo de Debates sobre Mudanças Ambientais Globais, na sede do IBAMA em Goiás.

I JORNADA AMBIENTAL DA FACULDADE MONTES BELOS – São Luis dos Montes Belos
A Faculdade Montes Belos realiza a I Jornada Ambiental no município de São Luis dos Montes Belos (GO), direcionado aos estudantes do Curso de Gestão Ambiental da própria Faculdade.

No dia 06/06 a palestra do dia tratará da Educação Ambiental e Sustentabilidade, com oficinas e mini-cursos durante a tarde. No dia 07/06 com diversas atividades e oficinas também.

Pelo CJ-GO fala o coordenador do movimento, Anselmo Claudino de Sousa, com a participação de outros integrantes do movimento.

Por oportunidade da Jornada Ambiental, no dia 07/06 também acontecerá o Seminário de Formação do Projeto Com-Vidas com duas escolas públicas da região, sob a coordenação da Thais Cruvinel, monitora do projeto.

PLANTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS – Goianésia
Em comemoração a Semana de Meio Ambiente, o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goianésia, realizou no último dia 25 de maio do corrente uma distribuição de 324 mudas de árvores de várias espécies. Um projeto chamado Cidade Verde com o slogan "Pegue essa muda! Essa muda vai pegar." Em parceria com a Secretaria de Meio ambiente e Serviços Urbanos com o COMDEMA (Conselho Municipal de Meio Ambiente) e a OCIP Florecer. A atividade, que teve inicio às 07h30min e termino às 19hs, foi fotografada. Foram entregues informativos do CJ a partir do dialogo com as pessoas, além de lhes entregar uma cartilha explicativa sobre a importância da árvore e uma explicação de como plantar e cuidar dela corretamente.

1º CAMINHADA ECOLÓGICA – Uruaçu
Durante a Semana de Meio Ambiente de Uruaçu o CJ Uruaçu é parceiro da Secretaria de Mio Ambiente da cidade. No sábado, dia 07/06, os jovens do CJ acompanharão a caminhada, divulgando também a Campanha Pró-Caneca do CJ-GO.

SEMANA DE MEIO AMBIENTE – Anápolis
O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Anápolis em parceria com o SESC-Anápolis, realiza nesta semana do meio ambiente, um circuito de varias atividades... e dentre elas, teatro, musica, palestras e oficinas.

Por dia espera-se a participação de cerca d 200 jovens de escolas publicas e privadas que passaram pelo circuito e motivados pelo trabalho do CJ, vão se organizar para realizar uma Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em suas escolas e levar essa idéia para os demais que casualmente não tiveram oportunidade de participar, trocando assim experiências.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE "JOVENS... E O MEIO AMBIENTE" – Rio Verde
Cinco de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e para comemorar a data a Universidade de Rio Verde e o Movimento Águas do Rio prepararam uma série de atividades que estarão acontecendo nos dias 6 e 7 de junho. Intitulado Semana do Meio Ambiente 2008 "Jovens,... e o meio ambiente", o evento terá início a partir das 19h na Praça dos Coqueiris (Rua Rafael Nascimento – Calçadão), com a realização da Feira da Troca, apresentações culturais, coleta de pilhas e latinhas, pula-pula, distribuição de balas, demonstração Robô Pilhabatecome, dentre outros.

No sábado (7) haverá diversas oficinas desenvolvidas pelas faculdades de Agronomia, Biologia, Engenharia Mecânica e Zootecnia da Fesurv e Coletivo Jovem: produção de mudas nativas, reconhecimento de nascentes e vegetação do cerrado, biodiesel, Edu-comunicação, Tratado da Educação e enchimento de saquinhos. Outras informações: (64) 3620-2214.

PROGRAMAÇÃO:
06 de junho de 2008
19h na Praça dos coqueiros (calçadão)
ATIVIDADES
- Dança/ Música/ Teatro / DJ / Árvore dos sonhos / Feira da Troca / Mensagens instantâneas / Telão com fotos do momento / Vídeo do Movimento: Águas do Rio / Palhaços / Vaso sanitário dos problemas ambientais / Distribuição de balas / Pula-Pula / Demonstração Robô Pilhabatecome.

07 de junho de 2008
8h na FESURV - Universidade de Rio Verde
OFICINAS
Responsáveis: Faculdades de Agronomia, Biologia, Eng. Mecânica e Zootecnia/FESURV, Coletivo Jovem.
- Produção de mudas nativas (Viveiro Nativas)
- Reconhecimento de nascentes e vegetação do cerrado (Área de Reserva Legal)
- Biodiesel (Galpão de Máquinas)
- Edu - comunicação (Auditório Jatobá - Reserva Legal )
- Tratado de Educação (Auditório - Bloco 2)
- Obs. :30 vagas por curso. Os participantes deverão comparecer as 08:00h no Bloco 2 para serem conduzidos até o local das oficinas.
15h no Viveiro Nativas / FESURV
ATIVIDADES
- Enchimento de saquinhos e visita ao banco de sementes,
Responsáveis: Grupo de Escoteiros 5 de agosto / FESURV.

CJ-GO NO FICA – Cidade de Goiás
Durante o Festival Internacional de Cinema Ambiental – FICA, realizado anualmente na cidade de Goiás, o CJ-GO participará da atividade: O QUE FICA DO FICA, no próximo dia 13/07, numa parceria Casa de Cora, CJ-GO, UFG, UEG, DEA-MMA e CGEA-MEC.

Nesta mesa, falam a Profª Drª Sandra de Fátima Oliveira, docente do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais e coordenadora do I Congresso Goiano de Educação Ambiental, Jorge Augusto Almada Justino, Coordenador do Coletivo Jovem de Meio Ambiente da Cidade de Goiás, Rangel Athur Mohedano, da Coordenação Geral de Educação Ambiental do MEC e coordenador do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente e um ambientalista da cidade.

Outras informações em breve no Blog do CJ-GO (www.coletivojovemgoias.blogspot.com)

CJ-GO NO ESTADO DE GOIÁS
Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente do estado de Goiás estão mobilizados e envolvidos em diversas outras atividades estado adentro, as quais não foram possíveis de divulgarmos no momento, mas temos a certeza de que todo o trabalho está sendo feito com todo o empenho, determinação e coragem dos que continuam acreditando num outro mundo possível, ambientalmente sustentável e com justiça social.

Assim, desejamos a tod@s uma ótima semana, um ótimo mês, um ótimo ano... que todos os dias daqui sejam repletos de harmonia e energia positiva. Que a beleza e a pureza da natureza alegrem os seus corações. E feliz dia Internacional de Meio Ambiente para tod@s nós!

Um comentário:

  1. Muito massa esse blog aqui pessoal!! Valeu aee a publicação das fotos da distribuição de mudas aqui em Goianésia!!! Abração!! É nós em defesa do verde!!

    valtinho - Goianésia

    ResponderExcluir