Agenda do Movimento

18 julho 2008

III EEJMA-GO - inscrições abertas

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás, realiza seu III ENCONTRO ESTADUAL DE JUVENTUDE PELO MEIO AMBIENTE DE GOIÁS (EEJMA-GO) como um dos eventos integrados do I CONGRESSO GOIANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (CONGEA), que acontecerá entre os dias 15 e 18 de outubro de 2008, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, no Câmpus Samambaia (Câmpus II) da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.

O III EEJMA-GO busca fortalecer o movimento de Juventude pelo Meio Ambiente em Goiás, que vem se consolidando em virtude das várias ações que estão sendo desenvolvidas e/ou provocadas pelo CJ-GO no estado através dos seus Coletivos Jovens Locais de Meio Ambiente. Tendo como grande desafio aproximar e levar a temática socioambiental a outros movimentos de juventudes organizados, através de uma Educação Ambiental crítica e emancipatória.

O Encontro acontece dando seqüência ao processo de aproximação das Juventudes com as Redes de EA, que se deu a partir do I EEJMA-GO. O foco da discussão do CONGEA e do III EEJMA-GO é o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, aprofundando a discussão iniciada no Encontro Nacional “Os Olhares da Juventude sobre o Tratado de EA”, evento preparatório para o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, que realizamos em parceria com a Rebea em março de 2007, na cidade de Pirenópolis, GO.

Neste sentido, realizar o III EEJMA-GO em conjunto com o I CONGEA, fortalece e enraíza a identidade que o CJ-GO tem com o Tratado de EA e com as Redes de EA, já que este vem atuando sempre na perspectiva de transformar indivíduos e coletivos pela Educação, além de potencializar e fomentar a atuação das diversas juventudes do estado.

As inscrições já estão abertas, com desconto até o dia 15 de agosto de 2008, no site do Congresso (www.iesa.ufg.br/congea). Outras informações podem ser adquiridas nos seguintes contatos: (62) 3901-1975/ 8435-3733 - cjgoias@gmail.com.

Sobre o I CONGEA

O I Congresso Goiano de Educação Ambiental visa fortalecer a EA e discutir as problemáticas ambientais frente aos desafios globais e locais, fomentando os seus espaços coletivos de articulação e as trocas de experiências, proporcionando a unificação de agendas, de ações e de projetos. Além de buscar interface com as ONGs, instituições públicas e privadas, entre outros que se preocupam e atuam na questão ambiental em Goiás.

A tentativa de articular as entidades e as pessoas envolvidas na construção de uma EA crítica e transformadora vêm ao encontro da programação do Congresso, que além do III Encontro Estadual da Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás, será constituída por mais sete eventos integrados:

  • I Seminário sobre Políticas Públicas de Educação Ambiental para Agricultura Familiar;
  • I Seminário sobre Economia Solidária e Educação Ambiental de Goiás
  • I Simpósio sobre Educação Ambiental e Transdisciplinaridade dos Povos Cerradeiros;
  • I Encontro dos Educadores Ambientais da Educação Básica de Goiás;
  • I Encontro das Salas Verdes e Coletivos Educadores de Goiás;
  • I Encontro Goiano de Gestores em Educação Ambiental e;
  • Mostra de Filmes e Vídeos: Dez Anos do FICA.

Esperamos todos e todas no III Encontro Estadual de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás!

Saudações Socioambientais,

Luanna Elis Guimarães
Coordenadora do III EEJMA-GO

COLETIVO JOVEM DE MEIO AMBIENTE DE GOIÁS

http://www.coletivojovemgoias.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário