Agenda do Movimento

30 outubro 2008

CJ-GO se reúne com a nova enraizadora de Educação Ambiental do MEC

Em reunião na última terça-feira, dia 29/10, na sala do Coletivo Jovem de Goiás, na sede do IBAMA-GO foi apresentada oficialmente aos integrantes do CJ-GO a nova enraizadora do Ministério da Educação (MEC) em Goiás, a Srª. Leni Bueno.

O encontro foi iniciado com uma breve apresentação da realidade do movimento no estado, apresentando o envolvimento do CJ nos interiores, somando 27 CJ Locais, dos quais 19 se encontram em plena atividade, com trabalhos diversos, com destaque para ações de preservação ambiental em alguns municípios e do carro-chefe do movimento que são as ações de sensibilização, que priorizam a formação, tendo a Educação Ambiental como principio norteador.

Também foi apresentado à nova enraizadora do MEC, como se encontra o modelo organizacional do CJ, que conta agora com uma nova coordenação e que desta vez é colegiada, assumida por Alice Regis, Gadiego Cieser e Patricia Godinho, que respondem respectivamente pela Coordenação de Comunicação, Coordenação de Formação e Coordenação Administrativa, como forma de renovar as estruturas do movimento e facilitar estes processos no exercício da horizontalidade que sempre guiou o grupo.  

Após a fala de apresentação do CJ-GO, foi aberta a discussão com relação ao apoio institucional do MEC para com o movimento e da parceria em alguns projetos, como é o caso da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, do Projeto Formando Com-Vidas, além do nosso envolvimento ativo no contexto da Educação Ambiental Goiana, com destaque para a nossa relação com a Rede de Educação e Informação Ambiental (REIA-GO), do Coletivo Educador da Estrada de Ferro, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) e da própria realização do I Congresso Goiano de Educação Ambiental.  

O CJ-GO levantou algumas preocupações com relação a fixar o trabalho de enraizamento do MEC no estado, já que nos sentimos órfãos diversas vezes pela ausência do enraizador, com as trocas de pessoas ou com a falta de unidade dos enraizamentos do MEC com o MMA no sentido de contribuir mais ativamente nas ações que nos propomos enquanto parceiros.  

Foi levantada a preocupação de renovar os diálogos com o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (MEC/MMA), possibilitando renovar a carta de apoio institucional que os ministérios têm com os Coletivos Jovens de Meio Ambiente e de potencializar o diálogo na construção das ações que somos parceiros, abrindo espaços para a nossa contribuição, inclusive no que diz respeito à metodologia das ações, no antes, durante e depois do processo. Não só como repassadores de metodologias prontas, como vem acontecendo.  

Outra questão levantada foi à falta de continuidade em alguns projetos, como foi o EA na EA (Educação Ambiental na Escola Aberta), que gostou dinheiro público com a formação inicial e que não teve nenhuma continuidade depois, além da falta de informações concretas das dificuldades nesta parceria.  

Fora as preocupações, o intuito verdadeiro deste momento foi o de renovar as energias para dar mais força nas relações de parceria existentes, potencializando a ação da juventude nos programas Vamos Cuidar do Brasil e Juventude e Meio Ambiente, mas sem, contudo deixar de apontar as pequenas dificuldades do processo, para afinarmos as ações e continuar realizando projetos verdadeiramente transformadores na nossa sociedade.  

Pelo CJ-GO participaram desta conversa: Alice Regis, Anselmo Claudino, Diogo Damasceno, Gadiego Cieser, Patricia Godinho, Thais Cruvinel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário