Agenda do Movimento

29 março 2009

Conferência Infanto-Juvenil vai debater Mudanças Ambientais

Estudantes de todo o país reúnem-se de 3 a 8 de abril, em Luziânia-GO (entorno de Brasília) para debater as mudanças ambientais globais e propor alternativas para a sustentabilidade do planeta. O evento final da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar do Brasil culmina um processo inciado em 2008 responsável pela mobilização de mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o país.

Promovido pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, o evento tem como proposta fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino com o envolvimento da escola na construção de políticas públicas. Participarão da plenária nacional no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria - CTE/CNTI, em Luziânia-GO, cerca de mil pessoas, sendo 670 delegados/as (entre 11 e 14 anos), 81 facilitadores de Coletivos Jovens de Meio Ambiente, 126 educadores e gestores estaduais, e 70 observadores internacionais de 43 países.      

A primeira edição da CNIJMA foi em 2003, envolvendo 15.452 escolas e mobilizando 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios. A segunda conferência, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas e comunidades, totalizando 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios. 

Tudo começa na escola  

O processo da Conferência Infanto-Juvenil se caracteriza pela dinâmica de encontros e diálogos para debater temas, deliberar coletivamente e escolher os representantes  da escola que levarão as idéias consensuadas para as etapas sucessivas. Segundo a coordenadora geral de educação ambiental do MEC,  Rachel Trajber,  a riqueza da aprendizagem sempre acontece nas escolas, no diálogo com as comunidades. “Neste ano, com o apoio do MEC, durante as conferências estaduais a mobilização cresceu e chegou a envolver diversos agentes e governos locais.”      

A conferência é voltada para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Para fomentar o debate, um material didático foi distribuído em 2008 a todas as redes do ensino fundamental do país (58 mil escolas), com diversos objetivos: contribuir para a melhoria do desempenho das escolas com base nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); incentivar a inclusão da problemática sócio-ambiental e da sustentabilidade no Plano Político-Pedagógico; fortalecer o papel da escola na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente.     

Os temas abordados na conferência relacionam os quatro elementos – terra, água, fogo e ar - com os problemas contemporâneos que afetam os sistemas naturais e as populações humanas em todo o planeta. E cada um inclui o debate sobre ações e medidas sustentáveis, como políticas mitigadoras, adaptativas, preventivas e transformadoras. 

Desdobramentos e repercussão internacional       
 
“A educação ambiental tem se transformado a partir da Conferência Infanto”, afirma Aline Matias, 20 anos, integrante do Coletivo Jovem de Alagoas. Ela foi delegada aos 14 anos e facilitadora na segunda edição em 2006. Agora faz parte da Comissão Organizadora Estadual. Para Aline a CNIJMA tem grande importância, “se os professores abraçarem mais este processo, os delegados poderão colocar em prática o que aprenderam”. 

Quem participa desta grande mobilização espera que a Carta das Responsabilidades para o enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais – documento elaborado pelos delegados no evento - tenha o governo e a sociedade como co-responsáveis por transformações urgentes. É o caso da delegada eleita Ana Luísa de Souza, 14 anos, que pela primeira vez está participando do evento. “Acho legal o processo da Conferência realizado nas escolas”, comenta a estudante do Distrito Federal, que vê como consequencia deste ato um número maior de estudantes interessados em políticas ambientais.
 
O sucesso da conferência já repercute no mundo. No âmbito internacional, esta tecnologia educacional brasileira tem inserção oficial na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Unesco, e contribui para aprofundar o debate sobre as Oito Metas do Milênio, do PNUD, ambas iniciativas das Nações Unidas. Com tantas ações, reafirmamos também valores e ações propostas da sociedade civil, como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Carta da Terra, a Agenda 21 e a Carta das Responsabilidades Humanas.
  
Expandindo este trabalho, em 2010, o Brasil sediará a Conferência Internacional Infanto-Juvenil - Vamos Cuidar do Planeta, com a participação de jovens delegados de todo o mundo. O evento final está previsto para acontecer em junho de 2010, em Brasília.  

Mais informações: 
Ministério da Educação - Hellen Falone – 2104-6264 ou  6265 /  9551-9011Ministério do Meio Ambiente - Suzane Durães – 3317-1067 / 9982-6047  

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