Agenda do Movimento

10 abril 2009

Vamos Cuidar do Brasil



Seiscentos e sessenta e nove delegados e delegadas entre 11 e 14 anos reuniram-se em Luziânia-Goiás, de 03 a 08 de abril, representando as responsabilidades de suas escolas e estados frente às Mudanças Ambientais Globais, tema da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil de Meio Ambiente realizada pelos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Educação (MEC) em parceria com os Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ), a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o Educarede, e o Instituto Ecoar.
A Conferência foi facilitada por membros dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente de cada uma das 27 unidades federativas, garantindo os princípios dos CJs: Jovem Educa Jovem, Jovem Escolhe Jovem e Uma Geração Aprende com a Outra. A equipe de facilitação esteve reunida entre 29/03 e 02/04, período em que se buscou simular a programação da conferência. O dia 01/04 foi marcado pelo lançamento do edital da terceira edição da Revista Agenda 21 da Juventude (informações em: www.mma.gov.br/agenda21). No dia 02, a REJUMA se reuniu no período noturno dialogando a rede, as articulações nos estados e acolhendo novos membros.
Personalidades importantes no cenário da educação ambiental nacional estiveram presentes no evento. A senadora Marina Silva esteve na mesa de abertura da conferência, juntamente com representantes da REJUMA, da UNESCO, do MEC e do MMA. A senadora também esteve no debate nomeado Diálogo Conceitual acerca dos quatro elementos (terra, fogo, água e ar) e na entrega da Carta das Responsabilidades às autoridades. A senadora foi ovacionada ao comentar o que ela denominou constrangimento ético: jovens assumindo publicamente responsabilidades no intuito de Cuidar do Brasil.
Outra presença ilustre, o professor da Universidade Católica de Brasília PhD Genebaldo Freire Dias palestrou sobre a Pegada Ecológica da III CNIJMA baseado num cálculo feito por ele que mediu a Pegada deixada pela conferência e apontou caminhos para reparo da mesma.
Representaram Goiás na III CNIJMA: 25 delegad@s de escolas municipais, estaduais e privadas que foram acompanhados pelos 4 representantes da COE-GO (Rosemeire – SEDUC; Patrícia – CJ-GO; Sandro – AMMA; Nelma – SME) e 3 facilitadores do CJ-Goiás (Adenevaldo – Iporá, João – Palmelo e Thaís – Goiânia).
A novidade da conferência é que em 2010 haverá a Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Planeta. Observadores internacionais reuniram-se durante a Conferência Nacional com o intuito de a partir da experiência do Brasil construir o processo da Conferência Internacional. A conferência será no em julho do próximo ano, no Brasil e terá adolescentes na faixa etária de 12 a 14 anos eleitos nas conferências nacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário