Agenda do Movimento

18 junho 2009

Construção de Diretrizes para o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente

O que é?

O Mês da Mobilização da Juventude Pelo Meio Ambiente é Uma estratégia, em âmbito nacional, para o envolvimento de jovens no fortalecimento e na construção coletiva do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente a partir de ações e debates locais.Os responsáveis

É uma Iniciativa do Grupo de Trabalho Interministerial de Juventude e Meio Ambiente, composto pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional de Juventude. Em parceria com a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade e os Coletivos Jovens de Meio Ambiente.
Motivos de esperança e preocupação

Desde 2003 os Movimentos de Juventude e Meio Ambiente vem ganhando força em todo o Brasil. A pauta socioambiental está cada vez mais presente nos movimentos e organizações Juvenis assim como as pautas das juventudes se inserem cada vez mais nos movimentos e organizações pró desenvolvimento sustentável.

Os efeitos dos impactos ambientais causados pela ação humana afetam 325 milhões de pessoas por ano e geram cerca de 315 mil mortes. A estimativa é que em 20 anos o número de afetados atinja marca superior a 10% da população mundial.
Até 2030 estima-se o gasto de 340 bilhões de dólares por ano para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, dos mais catastróficos aos mais sutis.

20% a 30% das espécies de seres vivos do planeta serão totalmente extintas até 2050 se a taxa de aquecimento não for reduzida.

Os prazos apontam a juventude atual como geração estratégica para o enfrentamento e Crise Socioambiental Global, desenvolvendo e optando por formas de produção, consumo e aprendizagem adequadas aos novos paradigmas da integração total das sociedades humanas com seus ambientes finitos. Ao mesmo tempo é a parte da população que apresenta os maiores índices de vulnerabilidade social, demandando condições básicas de desenvolvimento.
Como posso colaborar?

1. Inscreva-se no portal, para registrar suas atividades, compartilhar experiências e enviar seus produtos.

2. Mobilize seus amigos, organização, coletivos, familiares, instituições de ensino, para discutir propostas ao Programa.3. Não fique só na conversa, veja o Instrumental de Mobilização para ajudar a organizar atividades.4. Veja as perguntas orientadoras e o texto base para ajudar nas discussões.5. Preencha e envie a ficha de retorno de acordo com os produtos que obtiveram.6. Acompanhe as atividades de outros grupos e alimente a rede de informações.

Contatos para uma conversa diretaCoordenação Geral de Educação Ambiental Ministério da Educação
tel. 61-21046260 rangel.mohedano@mec.gov.br

Secretaria Nacional de Juventude
tel. 61-34113583 alex.nazare@planalto.gov.br

Agenda 21 e Juventude - Ministério do Meio Ambiente
tel. 61-33171462 adriane.goldoni@mma.gov.br

http://www.juventudepelomeioambiente.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário