Agenda do Movimento

16 junho 2009

Relatório do I Encontro de Articulação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente Locais de Goiás

O I Encontro de Articulação dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente Locais de Goiás (CJs-GO) aconteceu entre os dias 05 e 07 de junho de 2009 na Sede Campestre da APCEF (Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal) integrado à II Semana de Meio Ambiente de Goiás.
Estiveram presentes no encontro, representantes dos CJs Locais de Anápolis, Catalão, Goiânia, Heitoraí, Iporá, Pirenópolis e Rio Verde. Esse grupo foi responsável pelos encaminhamentos das diversas demandas propostas na programação do evento.
O início do encontro se deu através de um bate papo informal, ao redor de uma fogueira, entre os membros dos CJs. O objetivo foi socializar as experiências vividas em cada município.
1. CONVERCELEBRANDO
ANÁPOLIS
O trabalho em Anápolis envolve a relação entre meio ambiente e cultura. O CJ-Anápolis será a sede do IV Encontro Estadual da Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás que acontecerá em agosto de 2009, com o tema o Cerrado e as questões ambientais locais.
CATALÃO
O CJ-Catalão é o mais novo CJ-Local do estado e formou-se por articulação de dois jovens residentes do município. O primeiro posicionamento dos jovens de Catalão como CJ, se deu no Seminário Regional do 15º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado. A partir disso, entende-se que Catalão já pode ser considerado CJ, ainda que sem uma formação formal.
GOIÂNIA
Por responder institucionalmente pelo CJ-GO enquanto secretaria executiva do movimento, a realidade do CJ em Goiânia difere-se de todos os outros municípios, visto que os trabalhos se dão especialmente a partir de diversas reuniões que se fazem necessárias para garantir o espaço político conquistado pelo CJ-Goiás. Várias são as instituições que convidam o CJ-GO para colaborar na organização de suas ações, provando o respeito conquistado pelo movimento. Ressalta-se que toda ação realizada pelo CJ em Goiânia é ação do CJ-GO, o que deve ocorrer com todos os municípios.
HEITORAÍ
O trabalho do CJ-Heitoraí tem se voltado especialmente à formação de COM-VIDAs nas escolas. Cerca de 40 pessoas estão no movimento na cidade, sendo que ao menos 15 estão realmente ativas. Recentemente a COM-VIDA de uma escola que é formada por integrantes do CJ se articulou para arrecadar fundos para a compra dos livros literários do vestibular desse ano. O CJ participa todo ano da Descida do Rio Uru.
IPORÁ
O CJ-Iporá desenvolve atualmente um trabalho na área da Educomunicação através de um programa numa rádio da cidade, espaço conquistado recentemente pelo CJ. Outro projeto é a formação de COM-VIDAs nas escolas que foi baseado no Projeto Formando Com-Vida desenvolvido em 2007 e 2008 em todo o estado.
PIRENÓPOLIS
O CJ-Pirenópolis realizou a II Mostra Socioambiental de Vídeos. Possui ainda, um programa de rádio na cidade. Desenvolve diversas ações práticas na defesa de um ambiente equilibrado. Ocupa um cargo de diretoria na COEPI, uma das principais parceiras do CJ-Pirenópolis.
2. DESENHANDO o CJ-GO
No sábado de manhã as atividades começaram com a confecção de um painel de desenhos dos membros presentes que visava refletir o CJ-GO para cada um.
3. PLANTIO DE MUDAS DO CERRADO
Em seguida, ocorreu um plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado, ação proposta pela Sala Verde da Caixa Econômica Federal com parceria do CJ-GO.
4. MOMENTO CJ-GO – Apresentando o Novo Desenho Organizacional
Seguindo a programação iniciou-se a apresentação e o debate acerca do Novo Desenho Organizacional proposto pela Coordenação Colegiada do CJ-GO como acordado no III EEJMA (2008). Primeiramente, foi feita a leitura do documento juntamente com as correções ortográficas. Acordou-se que depois das correções gramaticais o documento já está em condições de ser encaminhado para conhecimento e novas contribuições dos demais membros através da lista de comunicação do CJ-GO.
A intenção é que no IV EEJMA o documento esteja fechado possibilitando então a definição de uma nova coordenação ou mesmo a renovação do pleito da coordenação atual.
5. ECOMAPEAMENTO – Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente
Com base no questionário do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente do Ministério da Educação, o Ecomapeamento teve o objetivo de mapear o CJ em Goiás. Dessa forma, em um grande mapa do estado, pontuou-se cada CJ-Local constituído e cada potencial CJ, destacando ainda quais ações são realizadas por cada município, quais os parceiros de cada CJ-Local e consequentemente do CJ-GO e ainda o nível de relação com os parceiros.
6. Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente – definição dos representantes do CJ-GO
Cada CJ estadual contará com três representantes no Encontro Nacional de Juventude e Meio Ambiente, organizado pelo Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente do MEC que acontecerá entre os dias 17 e 21 de julho de 2009.
Foram acordados os seguintes critérios para definição dos nomes do CJ-GO no encontro: a) um membro que tenha participado da III CNIJMA; b) um membro da capital do estado e c) um membro do interior do estado.
Por definição do grupo, atendendo os critérios acima os indicados pelo CJ-GO:
- Adenevaldo Júnior ( CJ Iporá)
- Cristiano Cunha (CJ Anápolis)
- Luanna Elis Guimarães (CJ Goiânia)
7. INFORMES do MOVIMENTO
A programação do domingo iniciou-se com os informes do movimento:
SABC
Mesmo com muitas discussões, e desgastes referentes ao projeto do 10 º Jovem ABC, a Comissão organizadora do evento, composta pelo CJ-GO, pela SEDUC, pela SME e pela AMMA decidiu continuar com o projeto que agora terá apenas uma ação com escolas de Goiânia e da região metropolitana nos dias 26 e 27 de agosto e o IV EEJMA como preparatório para o 15º Simpósio Ambientalista Brasileiro no Cerrado que acontecerá em setembro (09 a 11).
VI FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental acontecerá de 22 a 25 de julho de 2009 no Rio de Janeiro. A secretaria executiva do CJ-GO está articulando meios de garantir a presença dos educadores ambientais goianos através da Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás, e consequentemente, de membros do CJ-GO no evento.
Fim do Recurso para o Projeto Formando COM-VIDA
O Projeto Formando Com-Vida, iniciado pelo CJ-GO em 2007 foi interrompido devido a não renovação do edital entre UNICAMP e FNDE. Ainda assim, a formação de Com-Vidas é uma das importantes ações do movimento. O CJ-GO apresentou à SEDUC uma proposta de mapeamento de Com-Vidas no estado que irá contabilizar quantas Com-Vidas atuantes há nas escolas estaduais e municipais.
Fórum Internacional da Paz
O CJ-GO e a REIA-GO foram convidados a colaborar na organização do Fórum Internacional da Paz que acontecerá em Goiânia. Durante o festival acontecerá o XI Congresso Holístico Internacional, constituído por 3 fóruns: Dia 05-09: Fórum da Educação, Dia 06-09: Fórum do Meio Ambiente e Dia 07-09: Fórum Espiritualidade e Paz. A atividade do CJ, ficou com o tema: Os jovens tornando o mundo sustentável. Informações: www.festivalmundialdapaz.org.br
9. IV EEJMA-GO
Apresentou-se a versão preliminar do projeto do IV EEJMA-GO, realizando as correções e as mudanças necessárias. A data inicialmente planejada (13 a 16 de agosto) foi alterada para 20 a 23 de agosto, visando facilitar a mobilização para o encontro. Segue projeto anexo.
Definiu-se as comissões do encontro, a programação, o valor das inscrições, os palestrantes, e algumas sugestões de oficinas e mini-cursos. O coordenador do IV EEJMA-GO será Cristiano Cunha.
EQUIPES DO IV EEJMA-GO
Coordenação Geral
Cristiano Cunha (CJ Anápolis)
Comissão Executiva
(Secretaria, Logística, Alojamento, Transporte)
Luanna Elis (Goiânia) - Secretaria
Patrícia e Mayra (Goiânia) – Logística
Raquel (Anápolis) – Alojamento e Transporte
Comissão de Programação
(Metodologia, Palestras, Mesas Redondas, GTs)
Philippe (Catalão) - coordenação
Thaís Cruvinel (Goiânia)
Comissão de Relatoria
Thaís Cruvinel - coordenadora
Comissão de Eventos Culturais
(Sarau, Feira de Trocas, Sensibilização, Relaxamento)
José Clodoaldo (Anápolis) - coordenador
Suzana Martins (Goiânia)
Lays Karen (Heitoraí)
Giivago (Rio Verde)
Comissão de Comunicação
(Imprensa, Cobertura e Registro do evento)
Adenevaldo Júnior (Iporá) - coordenador
Diogo Damasceno (Goiânia)
João Damásio (Palmelo)
Hugo Leandro (Goiânia)
Comissão de Captação e Gerenciamento de Recursos e Parcerias
Diogo Damasceno (Goiânia) - coordenador
Alex (Pirenópolis)
Comissão de Mobilização e Articulação
João Damásio (Palmelo) - coordenador
Lays Karen (Heitoraí)
José Clodoaldo (Anápolis)
Giivago (Rio Verde)
Monitoria
CJs Locais de Goiás
OBS: Cada CJ Local de Goiás pode se dispor a ajudar em alguma das Comissões a partir da disponibilidade, habilidades e interesses de cada um. Será financiada a vinda de pelo menos um integrante do movimento por município. Estes terão responsabilidade de ajudar na monitoria do evento e nas demais comissões.
9. Pensando o Futuro – Construindo ações e projetos 2009/2
A última atividade do Encontro de Articulação foi o Planejamento das Ações do CJ-GO para o segundo semestre de 2009. definiu-se então as ações, os responsáveis e o prazo de realização das mesmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário