Agenda do Movimento

06 agosto 2009

Ajude a transformar o mundo! Participe do IV Encontro de Juventude pelo Meio Ambiente

O Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás, em conjunto com a Diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/SEMDUS da Prefeitura Municipal de Anápolis, realiza o IV ENCONTRO ESTADUAL DE JUVENTUDE PELO MEIO AMBIENTE DE GOIÁS (EEJMA-GO), entre os dias 20 e 23 de agosto de 2009, no Clube da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB em Anápolis, GO.

O Encontro busca mobilizar jovens ambientalistas, que acreditam na construção de um mundo melhor, buscando fortalecer o Movimento de Juventude pelo Meio Ambiente em nosso Estado. Este fato vem se consolidando nos últimos anos, em virtude das várias ações promovidas pelos Coletivos Jovens de Meio Ambiente de Goiás, que tem pautado a temática socioambiental, através e uma Educação Ambiental Crítica e Emancipatória.

Nesta edição, o IV EEJMA-GO traz como tema As Políticas Públicas de Juventude e Meio Ambiente, tendo como pano de fundo o Cerrado, como forma de mobilização protagônica de jovens na garantia dos seus direitos. Discutindo os subtemas:
  • O Papel do Jovem na Gestão Ambiental Local – que busca mobilizar a juventude para participar dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente nas suas cidades, fortalecendo por sua vez o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA);

  • Programa Estadual de Juventude e Meio Ambiente - que busca consolidar as ações da área realizadas pelo Estado em Política Pública, que hoje acontece de maneira pontual e fragmentada. A discussão deste subtema subsidiará ainda a Consulta Pública do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente;

  • O Cerrado e as Questões Ambientais Locais - que pretende dar maior visibilidade ao Bioma Cerrado, reforçando o movimento pela aprovação da PEC 115-150, reconhecendo o Cerrado e a Caatinga como patrimônio nacional.
Espera-se, portanto, mobilizar todos os setores da sociedade, abrindo portas para o diálogo intergeracional, entre jovens e instituições do poder público, ONGs e movimentos sociais, efetivando e garantindo, Políticas Públicas voltadas para as questões Ambientais e da Juventude, unindo os laços entre estes atores, no enfrentamento da problemática socioambiental e na construção de sociedades sustentáveis.

OBJETIVO GERAL
Fomentar e fortalecer as ações do Coletivo Jovem de Meio Ambiente, possibilitando contribuir para a construção do Programa Estadual de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás, tendo como referencial a temática do Cerrado e das questões ambientais locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Fortalecer os Coletivos Jovens de Meio Ambiente de Goiás e suas ações;integrar o movimento de juventude pelo meio ambiente com outras juventudes;contribuir para a construção do Programa Estadual de Juventude pelo Meio Ambiente de Goiás;possibilitar a discussão da juventude goiana acerca do seu papel na gestão ambiental local;aprofundar nas discussões das Políticas Públicas de Juventude, em especial para as voltadas para a questão ambiental;sensibilizar as juventudes, a partir de ações artístico-culturais, de maneira lúdica e emancipatória.

Garanta já sua inscrição, pois as vagas são limitadas. O evento contará com Palestras, Oficinas, Mini-cursos e Grupos de Trabalho para a construção do Programa Estadual de Juventude e Meio Ambiente.Felizes os que participarão dessa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário