Agenda do Movimento

08 agosto 2009

Jovens Transformadores da Realidade - Seis Anos do Coletivo Jovem de Goiás*

* Por Diogo Damasceno Pires

O movimento de juventude na atualidade é difuso, contudo bastante arraigado nas lutas populares, seja através do movimento estudantil, da luta de mulheres jovens, jovens negros ou de jovens do campo e da cidade, muitos dos quais também buscam no ambientalismo, resposta para suas aflições e inquietudes.

Deste modo, jovens de várias partes do Brasil, se juntam na história recente do País para discutir, debater e encontrar soluções para as questões ambientais vigentes. Este primeiro passo foi dado no âmbito da primeira Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em 2003.

Em Goiás não poderia ser diferente, pois o processo de Conferência Infanto-Juvenil impulsionou o movimento e deu asas à imaginação destes jovens sonhadores, que fizeram do sonho: a realidade de tantos outros projetos e ações ao longo destes seis anos de atuação.

Pois, foi no dia 08 de agosto de 2003 a data que se iniciou o movimento de juventude pelo meio ambiente em Goiás, reunindo os primeiros jovens que formaram o então Conselho Jovem; mais tarde denominado Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ).

Foi da semente plantada em muitos corações, que brotou a esperança de um mundo melhor, unindo força de vontade, dedicação, garra e o sonho de construção de sociedades sustentáveis, mais justas e equitativas.

De lá para cá, o Coletivo Jovem de Goiás, tem atuado no processo de sensibilização, realizando oficinas, palestras e atividades de formação com as diversas juventudes goianas, estudantes e professores; promovendo ações de preservação e conservação da natureza em diversos municípios; ou intervindo politicamente na sociedade, participando dos espaços de articulação da Educação Ambiental, contribuindo com a construção e efetivação de Políticas Públicas voltadas para esta área.

Fica, portanto, os meus parabéns a todos os jovens militantes deste movimento – que carregam consigo esperança e força de vontade e que fazem deste Coletivo, um sonho real!

Um viva aos seis anos do Coletivo Jovem de Meio Ambiente em Goiás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário