Agenda do Movimento

03 outubro 2009

Disseminando as ações do movimento em Goiânia

A convite da Profª Drª Rosa Viana da UNIVERSO (Universidade Salgado de Oliveira), durante o Dia da Responsabilidade Social o Coletivo Jovem de Meio Ambiente foi apresentado a uma turma de, mais ou menos, vinte alunos do antigo "COLU", no Setor Leste Universitário de Goiânia.
Durante todo o período matutino a turma discutiu os conceitos trabalhados pelo CJ (horizontalidade, jovem educa jovem, empoderamento, empreendedorismo, ética, vida...) através da "dinâmica do Repolho". Findada a atividade, houve troca de contatos.

E na FANUT / UFG...

A Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal de Goiás convidou o Coletivo Jovem de Meio Ambiente para, neste dia 30 de setembro, palestrar sobre sua atuação enquanto movimento social na perspectiva da promoção da saúde.
Alunos da FANUT ouviram e questionaram sobre a forma de organização do Coletivo Jovem de Meio Ambiente relacionando as ações, já constantes, que o CJ realiza no campo da EA (Educação Ambiental) com os fatores delineados pelos DSS (Determinantes Sociais da Saúde).
Dentre as questões levantadas no bate-papo estavam: a estrutura organizacional do movimento, quando se discutiu sobre a organização social em redes, trabalhando os princípios da horizontalidade; a institucionalidade (apesar de ser um movimento social e, portanto, não possuir personalidade jurídica, o CJ é reconhecido institucionalmente pelo Governo Federal, dentre outras instituições parceiras) e o financiamento do movimento que acontece de acordo às necessidades, através de busca por apoio diretamente em instituições públicas e privadas do estado; o propósito e as causas de luta, bem como as ações que já foram ou estão sendo realizadas e sobre quais DSS atua. Foi exposta a forma de mobilização social do nosso público alvo e como o Coletivo Jovem promove a saúde da juventude envolvida. Além disso, foram citados os principais parceiros do movimento no estado de Goiás.
O bate-papo na Sala 2 da Faculdade de Nutrição durou pouco mais de uma hora (de 14h10 às 15h30), contando com a participação ativa dos seis jovens estudantes de nutrição que ali representavam suas turmas. Pelo Coletivo Jovem, o palestrante foi João Damasio, coordenador de comunicação do movimento desde agosto do corrente ano.
Ao final houve uma breve fala sobre futuras ações do CJ, como o Núcleo de Jovens Ambientalistas na Universidade e o Sábado da Juventude no Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário