Agenda do Movimento

22 abril 2010

DIA 22 DE ABRIL, O DIA TERRA - Agir Local, Pensar Global

"(...) precisamos, antes de tudo, cultivar um vínculo afetivo com a Terra: cuidá-la com compreensão, compaixão e amor; aliviar suas dores pelo uso racional e contido de seus recursos, renunciando a toda violência contra seus ecossistemas"
Leonardo Boff (Resiliência e drama ecológico).



Há 40 anos se comemora no dia 12 do mês de abril o Dia da Terra, com o objetivo de sensibilizar a sociedade a cerca dos recursos naturais do Planeta e de seu manejo, incentivando experiências exitosas na área ambiental.

Em 12 de abril 1970, o senador estadunidense Gaylord Nelson iniciou este movimento, reunindo em uma manifestação, mais de dez mil escolas, duas mil universidades, além de centenas de outros organismos da sociedade civil organizada, inaugurando a data, na esperança de sensibilizar os líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los.

O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento aprovado no Fórum Global, durante a Rio 92 por sua vez, trata em seu preâmbulo a seguinte frase: “Nos comprometemos com o processo educativo transformador através do envolvimento pessoal, de nossas comunidades e nações para criar sociedades sustentáveis e eqüitativas. Assim, tentamos trazer novas esperanças e vida para nosso pequeno, tumultuado, mas ainda assim belo planeta.”

A pergunta que temos de fazer, é – de que forma nós nos envolvemos verdadeiramente para evitar estes desastres ambientais? Considerando que a ação dos Seres Humanos cada vez mais têm contribuído para alterar os ciclos naturais da Terra.

É notório o desafio que a raça humana enfrenta na atualidade frente às questões ambientais globais, em detrimento da grave crise ambiental que assola o planeta Terra. Catástrofes ambientais nunca antes vistas... são recorrentes a cada dia: seja pelas condições climáticas alteradas, que provocam o aquecimento global; pelo desmatamento das nossas florestas, comprometendo a nossa biodiversidade, pelos descuidos com os recursos hídricos, comprometendo as nossas fontes naturais e até mesmo com a má gestão das cidades, que geram mais poluição ou mesmo de desastres ecológicos, a exemplo do que o Rio de Janeiro têm vivido atualmente pela falta de planejamento urbano.

Neste contexto, se mostra emergencial e mais do que necessário a busca por alternativas reais, para enfrentar e frear estes desequilíbrios ambientais. Devemos de fato, estimular a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas, conservando entre si relação de interdependência e diversidade. Contudo, isto requer responsabilidade individual e coletiva a nível local, nacional e planetário.

Uma forma simples, a nível local, mas muito eficaz é a realização de campanhas, que incentivem a redução do consumo, como exemplo a Campanha Pró-Caneca, realizada pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (http://twitter.com/CJ_GO), que incentiva o uso de canecas duráveis ao invés dos copos descartáveis, pois, um dos maiores problemas enfrentados pela Gestão Pública, são as destinações dos resíduos sólidos, principalmente os resíduos considerados não degradáveis, como é o caso dos copos descartáveis. A utilização das canecas exerce um importante papel educativo na sociedade, estimulando cada indivíduo a incorporar a idéia de redução do consumo e do desperdício.

Neste sentido, a expressão Agir Local, Pensar Global não é um mero clichê e pode ser assumida por todos, pois, a partir de pequenas ações, como a citada acima, muitas outras são geradas, promovendo verdadeiramente grandes círculos de transformação na humanidade, permitindo a construção de novas metodologias e práticas que busquem a sustentabilidade planetária.


Por Diogo Damasceno Pires*
http://twitter.com/diodamasceno
http://www.diogodamascenopires.blogspot.com/

* Educador Ambiental, estudante de Ciências Sociais da UFG e integrante do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário