Agenda do Movimento

20 maio 2010

Escolhidos os jovens que vão representar o Brasil na CONFINT

Depois de participarem por três meses do Circuito de Aprendizagem Virtual, 12 meninas e meninos foram escolhidos entre 350 candidatos para compor a delegação brasileira na Confint

Foi divulgada hoje a lista dos 12 adolescentes selecionados para representar o Brasil  na Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta. As seis meninas e os seis meninos foram escolhidos depois de participarem por três meses do Circuito de Aprendizagem Virtual, uma comunidade da Internet que contou com várias etapas educativas.

No início, houve debates e discussões de tópicos relacionados ao tema da conferência, as mudanças socioambientais globais, o que permitiu que os jovens trocassem idéias, aprendessem juntos e se conhecessem. Em seguida, os jovens participaram de etapas que pontuavam, como uma verificação de conteúdos, uma redação e a preparação e a implementação de um projeto em sua escola ou comunidade.

A etapa do planejamento e implementação de um projeto mostrou como os jovens estavam engajados. Mesmo com pouco tempo, eles conseguiram realizar projetos de plantio de mudas, programas de rádio e implantação de coleta seletiva em suas escolas, entre muitos outros. Foram 74 projetos idealizados e 71 realizados.

Aqueles que obtiveram as pontuações mais altas em cada um dos grupos ( ações afirmativa, centro-oeste, nordeste, norte, sul e sudeste) puderam participar como candidatos na eleição. Os próprios   adolescentes que participaram da comunidade até o final puderam votar nos candidatos.

Como resultado, a menina e o menino mais votados de cada um dos grupos vão representar o Brasil na Conferência, garantindo a participação de todas as regiões do país e a equidade de gênero.
Além disso, foram escolhidos um menino e uma menina do grupo de ações afirmativas, que incluía candidados de assentamentos rurais, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

A primeira delegada brasileira a ser conhecida foi Letícia Souza da Silva, que venceu na categoria de ações afirmativas porque não havia outra menina que participou de todas as etapas. Apesar de ter vencido sem necessitar da eleição, Letícia, que mora em um assentamento rural no Mato Grosso do Sul, teve uma das pontuações mais altas, 84,5 pontos.

Os resultados do circuito mostram que, se depender da vontade dessa nova geração, será possível reverter os grandes problemas e desafios para cuidar do planeta, mostrando o quanto somos fortes juntos e como podemos fazer a diferença positivamente em nossa cidade, comunidade, escola e família.

Conheça os 12 jovens que vão representar o Brasil:


Ações afirmativas

João Carlos Costa de Matos - RO

Letícia Souza da Silva - MS


Centro-Oeste

Francyelly Rodrigues Silva - GO

Lenilton Ribeiro dos Santos - DF


Nordeste

Anannandy Cunha - CE

Nadson Weyne da Silva Sales – CE


Norte
Anthony Henrik Webler – RO
Daynara Cardoso Calandrini Azevedo - PA


Sul

Carine Marmentini – PR
César Augusto de Aquino– PR


Sudeste

Danyelle Balduino Sabbag – SP
Krishynan Shanty Fernandes Meirelles Araujo – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário