Agenda do Movimento

03 outubro 2011

Jovens de Itapuranga mobilizados para transformar o Planeta



Reunidos em Itapuranga durante os dias 28, 29 e 30 de setembro de 2011, foi realizado um encontro grande e simples ao mesmo tempo. Grande no sentido de sua estrutura e idealismo; simples por conta das pessoas simples, afáveis, dispostas e sempre com um sorriso na face que tocam a demanda como ninguém. Em numero considerável de crianças, jovens e adultos, desde educadores a agricultores, ocorreu O I SEMINÁRIO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL paralelo ao I ENCONTRO DE MULTIPLICADORES AMBIENTAIS DE ITAPURANGA (GO).

Unidos em prol do benefício coletivo da Cooperativa COOPERAFI, seus atuais diretores (Diretor Presidente Mauro Pereira, Diretor Financeiro Ailton, Diretor Secretaria Selma Maria Godin), os 120 cooperados e um corpo técnico de 30 pessoas possuem diversas atividades incorporadas as suas ações transformadoras. A principal fonte de renda da Cooperativa atualmente é a comercialização do leite com 9,5 mil litros de leite por dia. A COOPERAFI ainda desenvolve cinco projetos potenciais: Mais Leite (coordenado por Jean Borges Mesquita), Projeto Renascer (coordenado por Márcia Rabelo), Multirão PRAFICAR (coordenado por Anicésia Teixeira Fernandes), Fruticultura no Cerrado Goiano (coordenado por Juliana Moreira) e Mulheres Rurais do Xixá (coordenado por Selma Maria Godin).

A coordenadora do Projeto RENASCER, Márcia Rabelo, junto com sua equipe, desenvolve várias linhas de atuação: recuperação de recursos hídricos (Nascentes, córregos, rios) e propriedades de agricultura familiar e o programa de Educação Ambiental com a formação de multiplicadores ambientais em cinco escolas do município.
Por oportunidade do I Encontro de Multiplicadores, diversos componentes do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás estiveram presentes: Luanna Guimarães (Uruaçu, Ceres, Goiânia, Itapuranga), Adenevaldo (Goiânia, Iporá), Diogo Damasceno (Goiânia), Guilherme Greque (Ceres, Itapuranga), Alex Da Silva (Pirenópolis), Cristiano, Amanda, Zé Clodoaldo (Zec) e Salu, ambos de Anapólis e Alessandro (Ceres, Goiânia).
De forma descontraída e calorosa, aconteceram diversas oficinas, palestras, mesas redondas e apresentações culturais em diversos momentos. Três dias de intensa atividade regadas a aperitivos comunitários e a legitima comida do interior – sendo que grande parte é produzida pela própria comunidade da cooperativa.
Por Adenevaldo Teles Jr. & Diogo Damasceno Pires


Confira também, oficina do CJ Anápolis através do Projeto Boca do Lixo em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário