Agenda do Movimento

01 março 2012

Calourada Socioambiental da UFG recebe oficina do CJ em Catalão

Oficineiros: João, Laís e Camilla.
“A juventude cerradeira como protagonista na educação ambiental” é o tema da oficina ministrada pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO) na Calourada Socioambiental da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão (UFG), no dia 29 de fevereiro.

Em círculo, cerca de vinte e cinco participantes entre calouros e veteranos da UFG contribuíram com a oficina facilitada pelos membros do CJ-GO, Camilla Soares, João Damasio e Laís Karen.
Cerca de 25 participantes catalanos

“O primeiro ponto é reconhecer que nós somos a juventude cerradeira, portanto, somos protagonistas escrevendo a história do Cerrado, que também é nossa história”, explica o oficineiro João Damasio.

Durante a oficina, que teve três horas de duração, foram realizadas várias dinâmicas (de apresentação, integração e reflexão), danças circulares e atividades como a “Árvore dos sonhos” que permitiu aos participantes uma visão prévia do que querem e podem realizar em Coletivo.

Dinâmica de Redes esclareceu
os princípios do CJ-GO: horizontalidade
As atividades de integração contagiaram a todos. O estudante Paulo Henrique revelou: “Eu nunca me imaginei fazendo o que fiz hoje (dançar, cantar, abraçar, falar sobre meio ambiente), fiz tudo isso e gostei.”

Todo o debate foi permeado pela metodologia da dinâmica do repolho acompanhada por slides. Todos os estudantes presentes participaram ativamente expondo suas opiniões e relatando casos de acordo à realidade local.

Os princípios de organização social em rede e da educação ambiental tiveram destaque durante a apresentação das atividades do CJ-GO. Revistas com artigos de jovens ambientalistas foram sorteadas durante a oficina.

Todos de mãos dadas para as danças circulares
que encerraram a oficina

Pasto do Pedrinho

A estudante de Geografia, Suzana (de pé), faz o convite
para a  Caminhada em Defesa do Pasto do Pedrinho.
Um dos pontos fortes da oficina foi a mobilização para a Caminhada em Defesa do Pasto do Pedrinho de Catalão, área de preservação ambiental que corre sérios riscos de ser desmatada para a construção de um condomínio. A atividade integra a Calourada Socioambiental da UFG e ocorre no dia 02 de março.

“Encerramos a oficina com a certeza de que conseguimos plantar mais uma sementinha pelo interesse na causa ambiental a partir de uma mobilização local que é a Defesa do Pasto do Pedrinho”, afirma a oficineira Laís Karen.






Mais fotos em: http://on.fb.me/fotosCJCatalao

3 comentários:

  1. Foi ótimo conhecer todos! E a oficina foi bem harmônica!

    ResponderExcluir
  2. Amei participar, valeu muito! Foi muito bom ver jovens conscientizando jovens! Abraços a todos!
    Suzana

    ResponderExcluir
  3. Ai que vontade de ter ido...rs... fica pra próxima! Parabéns pela atividade!

    ResponderExcluir