Agenda do Movimento

23 março 2008

Agenda 21 na Escola

(Entrevista - Uma Geração Aprende com a Outra)

Inaugurando a coluna Uma Geração Aprende com a Outra convidamos a Coordenadora do Programa Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente Karla Monteiro Matos para uma entrevista (via e-mail) sobre a Agenda 21 na Escola, a fim de contribuir com o trabalho/militancia que o CJ-GO está desenvolvendo no Estado.


CJ-GO: Qual a importância da construção da Agenda 21 nas escolas ?
Karla: A Agenda 21 é um processo de planejamento participativo onde governo e sociedade definem e estabelecem um plano de ação para o desenvolvimento sustentável, além de ser uma proposta de ação para a sustentabilidade do nosso planeta e a urgente necessidade de mudanças no atual padrão de produção e consumo para a construção de sociedades sustentáveis. Essa reflexão sobre o presente e o futuro tem sido feita em vários segmentos da sociedade e as escolas podem participar do processo de construção da Agenda 21 Local, do seu município ou região, a partir da construção da Agenda 21 na Escola, programa COM-VIDA que está sendo implementado pela Coordenação de Educação Ambiental – CGEA do MEC. Assim, buscando a transversalidade de ações, o Programa Agenda 21 mantém permanente diálogo com esta e outras ações do Órgão Gestor de Educação Ambiental (MMA e MEC), contribuindo para o envolvimento da comunidade escolar em espaços que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.


CJ-GO: De que forma as COM-VIDAS e as Agendas 21 nas escolas podem contribuir para implementação das ações das Agendas 21Locais?
Karla:Para se construir uma Agenda 21 na escola é necessário que um grupo de professores e alunos, interessados e envolvidos com a temática constituam uma comissão para mobilizar, sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância dessa ação. A criação das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida - Com-vidas, ação do CGEA/MEC, tem como objetivo construir Agenda 21 na escola. Por serem espaços dinâmicos e permanentes de debates onde se definem as ações e as responsabilidades que a escola irá assumir para contribuir com a sustentabilidade local, a Agenda 21 na Escola se torna um importante instrumento de planejamento, pois possibilita o diálogo da escola com a comunidade e com os Fóruns de Agenda 21 Local, criando vínculos e parcerias para articular e implementar projetos que visem o desenvolvimento sustentável.

Um comentário:

  1. PARABENIZO AO GRUPO PELO TRABALHO QUE LI , FICO FELIZ QUANO VEJO PESSOAS JOVENS OU ADULTOS DISPOSTOS A MUDAREM RUMOS PARA UM BEM PARA TODAS AS VIDAS NA TERRA. MUITA PAZ PARA TODOS E A CAMINHADA NÃO É FÁCIL E SIM NECESSÁRIA. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir