Agenda do Movimento

13 maio 2008

2ª edição da Revista Agenda 21 e Juventude é lançada na III CNMA

O Programa Agenda 21, em conjunto com a III Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizou na última quinta-feira (9), o lançamento da 2ª edição da revista Agenda 21 é Juventude. O evento contou com a participação do secretário de articulação institucional e cidadania ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Hamilton Pereira, da coordenadora geral de educação ambiental do Ministério da Educação, Raquel Trajber e da coordenadora do programa Agenda 21/DCRS/SAIC, Karla Matos.

Escrita por jovens de todo o território brasileiro, a Revista Agenda 21 e Juventude tem o objetivo de divulgar, além da Agenda 21, a temática socioambiental de modo mais amplo, incentivar os jovens a participar da construção da Agenda 21 da Juventude, de Agendas 21 locais e do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. A revista é resultado de reflexões, pesquisas, acúmulos teóricos, práticos e políticos que a juventude brasileira vem construindo sobre a temática Agenda 21.

O secretário de articulação institucional e cidadania ambiental, Hamilton Pereira, apontou sobre a importância do envolvimento dos jovens no debate ambiental, em defesa da utilização dos recursos naturais. "A revista Agenda 21 e Juventude irá nos ajudar a ter um novo olhar, pois os jovens que a escreveram tem uma visão mais nítida dos limites da natureza, diferente das gerações anteriores que acreditavam que os recursos naturais eram infinitos", afirma o secretário.

Coordenadora do programa Agenda 21, Karla Matos, conta que o lançamento da Revista é um momento de celebração. "O conhecimento da juventude deve ser trabalhado para que as políticas da juventude, integradas com instrumentos importantes como a Agenda 21 e a Educação Ambiental, fortaleçam o debate sobre a sustentabilidade", afirma a coordenadora da Agenda 21.

Segundo a coordenadora geral de educação ambiental do Ministério da Educação, Raquel Trajber, o movimento ambientalista de juventude tem um grande desafio: As gerações passadas devem aprender com as novas gerações, assim como as novas aprendem com as que passaram para que possamos juntos construir sociedades que sejam sustentáveis social, politica, ética, econômica e ambientalmente", disse.

Ao final da mesa de abertura foram distribuídas vários exemplares da revista entre os participantes do evento. Empolgados os 13 escritores da segunda edição, Adriana Franzoi de Joinville-SC, Alex Bernal do Rio de Janeiro-RJ, Diogo Damasceno de Goiânia-GO, Eduardo da Silva de Teófilo Otoni-MG, Enérlison Santos de Santarem-PA, Fabrício da Cruz de Porto Velho-RO, Hyrla Souza de Brasília-DF, Janes Malheiros de Porto Alegre-RS, Jorge Justino da Cidade de Goiás-GO, Lorena Costa de Belo Horizonte-MG, Maria Marlene de Santarém-PA, Natália Tolentino de Brasília-DF e Patrícia da Silva de Araçatuba-SP, comemoraram o lançamento da revista, posaram para fotos e deram entrevistas.

Escritora da revista, com o tema "Arte e Sustentabilidade", Natália Tolentino espera contribuir para a melhoria do meio ambiente e através da revista incentivar mais jovens no trabalho de sustentabilidade. "Espero através da nossa revista, convidar os jovens a fazer essa diferença, levando a informação e conscientização para quem ainda não as tem, para que todos possam fazer a sua parte e melhorar o meio ambiente, por exemplo evitando o consumo exagerado dos recursos naturais e não apenas culpando os outros ou o Governo", conta a escritora.

Eduardo Amorim, escritor do artigo "As Sociedades Humanas e seu papel na Sustentabilidade fala sobre o importante papel do jovem na comunidade. Espero que cada jovem que ler essa revista possa revolucionar a sua comunidade, sua escola, o meio ambiente, fazer com que a juventude ajude no processo de conscientização da população para as novas políticas de meio ambiente e que possamos contribuir cada vez mais nos processos de Agenda 21 para que que a sustentabilidade realmente aconteça", afirma o jovem escritor.

Por Alvaro Venino

Um comentário: