Agenda do Movimento

17 junho 2008

Terra: Biosfera, Biodiversidade e Desflorestamento – 3° encontro do Ciclo de Debates Mudanças Ambientais Globais

O terceiro encontro do Ciclo de Debates: Mudanças Ambientais Globais aconteceu no sábado dia 14/06 na Superintendência do IBAMA e teve como debatedoras as professoras Niransi-Mary da Silva da SEDUC e Cyntia Souza do IBAMA. A exposição iniciou-se com a professora Cynthia com uma dinâmica reforçando a importância de todos estarem juntos no mesmo barco, lutando coletivamente por anseios comuns. Complementando, a profª. Niransi destaca o valor do papel do cidadão em cobrar e assumir suas responsabilidades.

Discutiu-se a respeito do Protocolo de Kioto que objetiva reduzir em 30% as emissões de CO2, mas pelo andar do processo, mal será conseguido 5%. Porém outros consideram que ainda não é possível avaliar os resultados, pois o protocolo foi elaborado para entrar em vigor em 2008 e findar-se em 2012.

O debate incluiu também discussões a respeito do Cerrado tão pouco defendido nacionalmente. Chegou-se a conclusão de que os livros adotados nas escolas deveriam privilegiar o bioma em que o aluno se encontra, mostrando ao estudante o conteúdo a partir da sua realidade.

Ao final, colocou-se a importância de não apenas debater os temas do ciclo, mas também de propor soluções às problemáticas levantadas.

Foram sorteados alguns exemplares da revista Agenda 21 e Juventude, revista que está disponível para download nesse endereço e que conta com dois artigos de membros do CJ-GO: Diogo Damasceno e Jorge Augusto.

4 comentários:

  1. Oi Thais,
    Já pensou em fazer Comunicação Social? O que vc escreve é de uma leveza e clareza muito grandes...

    O debate deste sábado foi ótimo! Espero rever tod@s no próximo...

    Abçs...

    ResponderExcluir
  2. Não nunca pensei nessa possibilidade. Vou passar a considerá-la.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Thais, sou estudante de Jornalismo na UCG e estou preparando uma reportagem especial sobre a Biodiversidade. Li a sua matéria sobre o 3° Encontro do Ciclo de Debates Mudanças Ambientais Globais e creio que você tenha algum contato nesta área, para que possamos entevistar. Caso sim deixo aqui o meu e-mail e fone: karynna.santos@gmail.com / F: 8154-6087.
    Desde já agradeço sua compreensão.

    ResponderExcluir
  4. ola sou sou aderson tenho 13 anos e estou aqui para agradecer voces pelo belo trabalho que voces fizeram. este trabalho não vai benefíciar so voces mas vai trazer conhecimento para todas as pessoas sobre o meio ambiente

    ResponderExcluir