Agenda do Movimento

25 setembro 2008

Mobilização da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em Goiás

Segue a todo vapor a mobilização da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA em Goiás. Capitaneada pela equipe do núcleo de educação ambiental da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e integrantes do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO) a mobilização da Conferência na Escola já percorreu diversos municípios do Estado de Goiás.

Hoje (25/09) foi realizada mais uma Oficina de Conferência com educadores na Sub-Secretaria de Educação de Rubiataba, que além da mobilização na capital, a SEDUC e o CJ-GO em nome da Comissão Organizadora Estadual (COE) já percorreu os municípios de Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Luziânia, Piracanjuba, Santo Antônio de Goiás, Trindade.

Em todos os processos de mobilização, realizados com professores, diretores e comunidade foram apresentados os objetivos da III CNIJMA e também da II Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente de Goiás (CEIJ-GO), a exposição do kit da terceira Conferência, destacando a importância destes processos nas escolas.

Conferência Nacional*

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos. Essa ação promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas, fornecendo subsídios para políticas públicas de educação ambiental.

Na conferência de meio ambiente nas escolas dos anos/séries finais do ensino fundamental, os participantes, principalmente os adolescentes, discutem os temas propostos, assumem responsabilidades na proporção de seu acesso à informação e ao poder, e definem ações para implementar suas idéias. Na Conferência Nacional, delegados de 11 a 14 anos de idade, de todas as unidades federativas, reúnem-se e dão visibilidade às idéias das escolas participantes no Brasil, por meio de uma Carta à sociedade.

A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC).

Mais informações:

www.mec.gov.br/conferenciainfanto2008
www.educarede.org.br
www.coletivojovemgoias.blogspot.com
www.see.go.gov.br/educacao/nucleo/educacaoambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário