Agenda do Movimento

28 fevereiro 2009

II CEIJMA-GO debatida na Rádio

“A nova geração buscando seu espaço”; este foi o tema do Programa Conexão Ambiental, da Rádio Difusora AM 640KHz, que aconteceu no dia 28 de fevereiro, das 8 as 9 horas da manhã.

O Programa debateu a II Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente de Goiás – CEIJMA-GO, que teve como convidado, o jovem Vinicius Soares Bento, que é estudante do 1º Ano do Colégio Solan Amaral, do Jardim Vera Cruz II. Foi delegado eleito para representar seus colegas durante a II CEIJMA-GO.

Vinicius que tem apenas 14 anos, falou no programa da sua participação na Conferência realizada na escola, dos temas da Conferência, que abordaram as Mudanças Ambientais Globais e do tema que ele abordou no Colégio, que foi o tema AR. Vinicius também falou do Coletivo Jovem de Meio Ambiente e reforçou o princípio de que Jovem Educa Jovem

Também foi entrevistada a Professora Rosemeire Mateus, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação, que apresentou o histórico do processo de Conferência.

O clima na Conferência foi de união, afirma a Profª Rose. Ela diz que existe uma política pública da SEDUC, de maneira cotidiana, na própria matriz curricular, de forma interdisciplinar, a exemplos dos PRAECs, que permite ao professor garantir parte da sua carga horária para desenvolver projetos, em especial os ambientais.

No programa também foi lida a Carta de Responsabilidades da II Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, reafirmando o desejo sincero de transformar o mundo, a partir de soluções simples para enfrentar as questões ambientais atuais. O documento foi produzido pelos 100 delegados e delegadas presentes na Conferência.

A equipe do programa é composta pelos jornalistas Dias Mendes e Rodrigo Leles, e pelo radialista Emmerson Kran, idealizador do projeto.

Um comentário:

  1. Parabéns aos organizadores do evento e à rádio pela iniciativa e pela oportunidade concedida aos jovens de participar da discussão sobre a preservação do meio ambiente. Quero também parabenizar o aluno Vinícius e sua professora Elzerinda pelo maravilhoso trabalho realizado e pela dedicação de ambos em todos os momentos. Vocês realmente estão fazendo a diferença.

    ResponderExcluir