Agenda do Movimento

10 abril 2009

Eu vou ser CJ

Os delegados e delegadas da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente encontraram uma maneira de colocar em prática o grito de guerra Vamos Cuidar do Brasil. Permitam-me usar a primeira pessoa para relatar pelo meu olhar e a conferência.
Vários foram os momentos fortes da conferência. Pessoas de renome no cenário nacional ambiental, Momento COM-VIDA coordenado pela REJUMA apontando caminhos para a construção de redes de COM-VIDAs nos estados, apresentações culturais dos estados, diálogo com os “Brasis indígena, quilombola e rural”, elaboração e entrega da Carta das Responsabilidades, sessão extraordinária no Senado para entrega da carta, etc.
Porém, um momento foi marcante. No dia 07/04 nós facilitadores dos CJs se reuniram com representantes da coordenação uma breve avaliação da conferência e encaminhamentos de uma avaliação mais aprofundada. Minutos antes do teto estabelecido para o fim da reunião @s delegad@s invadiram o recinto onde estávamos gritando uníssono: “CJ eu te amo, eu vou ser CJ”, levando-nos ao extremo das emoções (foi uma choradeira só). @s delegad@s agradeceram aos Coletivos Jovens o trabalho realizado na conferência, a dedicação e esforço que geraram o cansaço visível em nossos rostos (e diga-se de passagem em nossas olheiras) e cantaram uma música composta por uma delegada do Maranhão em homenagem ao CJ que retribuiu no grito: “Vocês já são CJ”.
Depois disso, obviamente, a avaliação não prosseguiu, pois o sentimento era de missão cumprida.
Os Coletivos Jovens agradecem aos delegados e delegadas que fizeram da conferência um momento de injeção de ânimo.

7 comentários:

  1. Que lindo relato Thais!!! Fiquei emocionada!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Olá, car@s goian@s, sou Cleverton Silva, CJ-SE, eu estava com a palavra na hora que aconteceu a desejada invasão. De fato, aquele ato deu mostras de que devemos seguir sempre em frente, pois estamos gerando bons frutos. A alegria daquele momento ficará conosco para sempre.

    ResponderExcluir
  3. Estava lá tbm neh.. e q bom q eu estava lá... o sentimento de reconhecimento invadiu todos nós CJs e MEC... no momento. Como dizer que algo foi ruim na conferencia se termina dessa forma.. entre pessoas q nunca se viram, mas q se abraçavam e choravam de emoção e saudades já...
    Choro de criança... choro de CJ... nada mais verdadeiro alí...

    vlw pela bela descrição Thaís..
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi um momento muito marcante na conferencia e muito emocionante, um momento mágico e q só veio a reforçar q nd foi feito em vão.. sempre vou levar esse momento comigo..Valeu Thais pelo relato!! Beijos a tds...

    Nayá Fonseca
    CJ - RR

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Parabéns pelo blog!
    Parabéns mesmo !!

    Grande abraço

    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Eu que nem estava lá me emocionei tbm!!! IMAGINO COMO FOI ESTUPENDO!!! Parabéns ao nosso trabalho árduo!
    abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oiee..
    nossa foi lindo mesmo..belas palavras Thais... foi um momento onde eles queriam ser CJ e nós nos orgulhavamos de SER CJ..
    Momento de emoção total...que fez com que os problemas se tornassem pequenas falhas, quem nem valia apena mais comentar...
    Momento de união..saudades e reconhecimento...tudo valeu muuito a pena!!!
    Não só esse momento..mas a III CNIJMA foi toda délicia!! hehe

    lindo blog...Parabéns a todos!

    bjus

    ResponderExcluir