Agenda do Movimento

04 outubro 2009

O futuro dos voluntariados.

O trabalho voluntariado é um desafio. Ainda mais quando exige trabalho em grupo, ou seja, coletividade. Seria bom neste caso que todas as pessoas fizessem o trabalho com o mesmo objetivo e pelo mesmo motivo. Mas não é assim que as coisas funcionam. Nem sempre as pessoas militam em algum grupo por uma idéia, ou um ideal, mas por interesses pessoais e às vezes “obscuros”.

Para que este trabalho não se torne desmotivador ou criador de intrigas é necessário se vigiar; como diria um amigo meu. Isto no sentido de que todos tenham de se policiar para que nenhum interesse pessoal se estabeleça sobre o dos outros. Além também de se aperfeiçoar com as diversidades.

Se as dificuldades se resumissem a somente isso: se vigiar, seria bem fácil de resolver. Mas envolvem outras coisas, uma delas é trabalhar sem ganhar nada. Isso é algo bastante difícil, ainda mais neste universo capitalista em que vivemos. Se esforçar por um sonho pode colocar a realidade contra você. Família, amigos e namoradas (os) não querem ser trocados por um trabalho “surrealista”, por assim dizer. Já que este se dedica a algo na maioria das vezes utópico.

A ausência de motivações e a perseverança da realidade em exterminar ações com cunho coletivo, de qualidade para uma vida mais sustentável são muitas. E muitas vezes vêm de onde se deveria encontrar forças. Em outras palavras, algumas vezes a fonte está suja, contaminada. Infectada pela corrupção de se colocar pessoas redondas em ambientes quadrados. O governo além de muitas vezes colocar pessoas erradas em alguns cargos, não ajuda nem dá exemplos, isso nas esferas municipal, estadual e federal.

Mas afinal de contas, o que pode motivar um típico e verdadeiro sonhador? Se o mundo, a vida e mesmo os seres humanos não valorizam este tipo de trabalho. Creio que o combustível de um sonhador fiel e autentico é a idéia impermeável de saber que “água mole pedra dura, tanto bate até que fura”.

Ser um sonhador, dotado de fidelidade principalmente, não é questão de escolha, mas sim de “destino”. Os sonhadores que militam pelos seus sonhos hoje serão os revolucionadores de amanhã. As pessoas e seres humanos iluminados que lutam por um sonho visto pela sociedade como impossível, são e serão os contempladores de uma política auto-sustentável, tanto em sua gestão quanto em sua atuação.

Estes terão seus nomes honrados como pessoas que acreditaram quando ninguém mais esperava. Quando a esperança já havia ido embora, eles persistiram em uma idéia utópica. Lutaram racionalmente por um sonho e uma emoção que não se imaginava mais.

Mas e quanto às pessoas que se vestiam de ovelhas, eram voluntarias por interesse? Esse serão arrastados pela correnteza. Como se não pudessem suportar o que os outros naturalmente vêem como escada, degrau, obstáculo superável. Assim será separado o joio do trigo.

Amém!

Adenevaldo Teles Junior.

3 comentários:

  1. Adenevaaaaaaaaaaaaaaaldo!
    Com toda empolgação do mundo: ADOREI!
    Sério mesmo, a muito tempo não via um artigo tão verdadeiro e que traduzisse tanto o meu sentimento que percebo compartilhar com vc e com tantos outros.
    Parabéns, parabéns!! Além de tudo vc é um ótimo articulador das palavras.

    Com certeza sua análise é válida pra todo tipo de voluntariado e no CJ não é diferente. E eu só repito sua última frase: "Amém!"

    ResponderExcluir
  2. Grande Adenevaldo, sempre escrevendo com muita coerência.

    Concordo e discordo de você, rs.
    Realmente, ser voluntário não é fácil. E muitos usam o movimento para se "lançar ao mundo".
    Mas o mais legal é que isso é a exceção e não a regra. O mais legal é que existem pessoas como você que fazem, criticam, refazem, melhora, e começam de novo.
    E é nesse movimento de amigos de ideias diferentes, mas de mesmos ideais que eu quero militar. Assim seja!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meus nobres coordenadores, rs. Que bom que gostaram, procurei exprimir nosso sentimento, creio eu que de todos nós, quanto ao nosso trabalho.
    Obrigado mesmo. Parabéns a todos nós!!!!

    ResponderExcluir