Agenda do Movimento

18 novembro 2013

"Este encontro é uma espiral", define coordenadora do VI EEJMA-GO

Nos dias 15 a 17 de novembro, o CJ-GO realizou o VI Encontro Estadual de Juventude e Meio Ambiente de Goiás (EEJMA-GO), no Centro Cultural Cara Vídeo, em Goiânia (GO). O evento inaugura o projeto "Ciclos e Caminhos", com o objetivo de mobilizar jovens em projetos de intervenção socioambiental no Estado.

Representantes de diversos municípios compartilharam suas experiências entre atividades autogestionadas e a contribuição teórica de parceiros, vivenciando a mística da educação ambiental principalmente por meio de danças circulares sagradas. Para a coordenadora do projeto, Thaís Cruvinel, "este encontro é uma espiral". "A espiral é uma simbologia sagrada que perpassa todas as dimensões da existência e é capaz de nos purificar a partir do reconhecimento do todo que somos", explicou a professora Rosemeire Mateus, em vivência no último dia do evento.


A contribuição de parceiros especiais como Adenevaldo Teles (Conjuve), Arilene Martins (Recid), Dérick (UNE), Haroldo (Craques da Paz), Marcos Pedro (SME), Sam Cyrous e as professoras Rosa Viana e Rose Mateus qualificaram ainda mais o evento com mensagens sobre o Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente, o Estatuto da Juventude, a educação popular, o histórico do movimento estudantil, as ações de educação ambiental nas escolas públicas e o sentido das culturas de paz.

Produto educomunicativo: ilustração/facilitação gráfica
Oficinas em torno dos eixos Formação, Comunicação e Gestão possibilitaram a prática da elaboração de uma árvore dos sonhos e de pedras no caminho para a construção de uma carta de princípios, a elaboração de vídeos e facilitação gráfica e a definição de projetos de intervenção local. Uma oficina sobre o tema Redes abordou a relação natureza x cultura, o multicentrismo e as relações entre teia da vida, redes sociais e cibercultura no pensamento da juventude ambientalista. Anseios pessoais e coletivos foram trabalhados com jogos e práticas do "teatro-imagem", técnica do Teatro do Oprimido.

"O EEJMA me trouxe bastante coisa boa, foi muito positivo. Eu, assim como toda galera de Piri, agradeço pelo evento proporcionado, que precisou do esforço de todos para acontecer. Um viva para o CJ e que todos possamos trabalhar juntos no que se aproxima - o Encontro Nacional!", avalia João Pedro, que é integrante do CJ-GO em Pirenópolis, membro da organização do Encontro Nacional dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente, que ocorrerá em dezembro de 2013.

Grupos de trabalho sobre Formação, Comunicação e Gestão
O evento foi noticiado em vários veículos. Confira nota na rádio CBN e na coluna Giro. Além disso, produtos educomunicativos foram produzidos durante o evento e serão desaguados neste blog e no facebook.

Na noite de sábado ocorreu a Reunião Anual do CJ-GO, espaço maior de decisão do movimento. Encaminhou-se o indicativo do VII EEJMA-GO em Pirenópolis no primeiro semestre de 2014 e a permanência, por consenso, do Tadeu Costa na coordenação do CJ-GO. "Muito feliz pela responsabilidade de ser coordenador estadual do CJ-Goiás pela segunda vez. Obrigado a todos pelo desafio", afirmou.

Um comentário: